Quantos skatista existem no Brasil?

Perguntado por: urodrigues9 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

No Brasil, estima-se que exista cerca de 8,5 milhões de pessoas que praticam Skate. A modalidade cresceu após a pandemia, que impossibilitou a prática coletiva de esportes, e que recebeu uma ampla divulgação por meio da Olimpíada de Tóquio — com a medalhista de 13 anos, Rayssa Leal.

Estados Unidos

Esportes populares nos Estados Unidos (EUA)
Nos últimos anos o Skateboard se tornou um dos esportes populares, sendo um dos mais praticados também nos Estados Unidos.

Da geração atual dos melhores skatistas brasileiros, Pedro Barros é o maior vencedor. São seis medalhas de ouro nos X Games e um campeonato mundial. Além disso, conseguiu o 2° lugar em Toquio 2021.

Fakie to fakie 900

1- Fakie to fakie 900
Essa é a número um das manobras do skate mais difíceis de fazer. Dessa forma o skatista deve ir a rampa com velocidade e girar duas vezes e meia antes de tocar no chão. Tom Hawk foi o primeiro skatista a realizar a manobra, atualmente somente 16 atletas conseguiram executar o movimento.

Rayssa Leal nasceu no dia 4 de janeiro de 2008 (15 anos de idade), em Imperatriz, no Maranhão. A atleta, que tem 1,47m de altura, ganhou destaque de uma maneira que apenas a geração mais jovem realmente sabe - por meio de vídeos virais.

Bob Burnquist

Único representante do Brasil no seleto grupo, Bob Burnquist já faturou mais de R$ 18 milhões.

Tony Hawk

Dificilmente alguém tirará do americano Tony Hawk, hoje com 53 anos, o título de melhor skatista de todos os tempos.

O que é o Estilo Skatista? Podemos dizer que o skatewear, por ter a rua como pista, é fruto do streetwear, o famoso estilo casual urbano. O estilo skatista é marcado por roupas largas, despojadas, confortáveis e feitas com tecidos resistentes, como a sarja e o jeans – protegendo o corpo nas quedas.

Porto Alegre

“O STU consolida Porto Alegre como a cidade do skate. Já temos a maior pista da América Latina, um fator importante. O skate é um esporte que atrai a juventude, e o esporte tem o poder de transformar a vida das pessoas. A beleza natural da orla, junto ao Guaíba, foi um elemento que levou a esse sucesso.

Hoje, além de ser considerado um esporte radical, também é conhecido como um esporte saudável, que pode ser praticado por todas as idades. A visibilidade que a competição trouxe possibilitou a criação de novas pistas do esporte e o aumento no investimento dos governos e prefeituras.

A vinda do Skate para o Brasil
No meio de década de 1960, o skate chegava ao Brasil através de surfistas norte-americanos.No início, o skate era escrito ao pé da letra, ou seja, era esqueite (foto acima da revista Esqueite), porém, com o passar do tempo, imperou o padrão norte-americano que é skate.

Recentemente descobriram que em 1918 um então garoto norte americano chamado de Doc 'Heath' Ball já havia desmontado eixos e rodas de patins e fixado numa madeira, porém ele não andava de pé e sim com um joelho apoiado na madeira e outro pé dando impulso.

Segundo Eduardo Yndyo Tassara, um dos maiores pesquisadores e acervistas brasileiros da história doskate, "os primeiros relatos de que se tem noticia são de 1918, quando um garoto norte-americano chamado Doc Ball desmontou os patins da irmã e montou um skate em um shape (molde de madeira do skate).

No início dos anos 80, quando a moda migrou para os patins e a BMX, os fabricantes que não adaptaram sua produção começaram a falir aos poucos. O investimento caiu e aumentou o preconceito com os skatistas, que eram considerados marginais.

6. Hardflip. Para mandar um Hardflip, o skatista deve posicionar o pé de trás no tail e então fazer um chute em direção ao chão. Quando o skate estiver elevado, deve-se então empurrar o flip para frente para que o giro aconteça.