Quantos sírios vivem no Brasil?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

A população brasileira de descendência total ou parcial de sírios é estimada pelo governo brasileiro em cerca de 3 ou 4 milhões de pessoas.

A grande maioria dos refugiados sírios nos países vizinhos vive em áreas urbanas, com apenas 1 em cada 20 acomodado em um campo de refugiados em 2021. Em todos os países vizinhos, a vida é uma luta diária para mais de um milhão de refugiados sírios, que têm pouco ou nenhum recurso financeiro.

Muitos árabes emigraram por motivos religiosos. A maior parte dos imigrantes era de cristãos, pois estes passavam por certas privações sob domínio otomano. Também havia fatores econômicos, sobretudo ligados à escassez de terras no Oriente Médio. A opção de grande parte dos árabes no Brasil foi pelo comércio.

"A vida está muito difícil agora. Não tem mais trabalho, o preço das coisas está muito alto. Antes eu recebia dois ou três pedidos por dia, agora recebo dois ou três pedidos por semana", relata Tinawi. Ele conta que muitos sírios estão na mesma situação de vulnerabilidade por serem autônomos ou microempresários.

Os casamentos são arranjados e, em sua maioria, as meninas são vendidas. Uma entre quatro mulheres sírias se casam no Líbano antes mesmo de chegarem aos 18 anos. Essas estatísticas pioraram com a crise dos refugiados e a falta de perspectiva.

Em termos de religião, a subdivisão é mais complicada: 74% dos sírios são muçulmanos sunitas, 16% são muçulmanos xiitas (entre alauitas, drusos e ismaelitas) e 10%, cristãos (ortodoxos, maronitas ou latinos).

Em torno de 90% da ancestralidade dos sírios é oriunda dos povos semitas que habitam a Síria desde tempos imemoriais, como os arameus, assírios e canaanitas. O restante provém das seguintes populações: povos da Anatólia e do sul da Europa (c. 1.000 a.C.), gregos (século IV a.C.) e povos do Cáucaso (domínio otomano).

Na Antiguidade, a Síria era a junção de diversos Estados (Gesur, Zobá, Arã e Damasco). Naquele tempo, os habitantes sírios lutavam para tomar as terras de Israel. Os Estados da Síria se unificaram pelo comando de Damasco. A Mesopotâmia (Iraque e Líbano, atualmente) fazia parte do país.

A economia síria tem como base a produção agrícola, como frutas mediterrânicas, e a extração mineral, como o petróleo. A maior parte da infraestrutura síria foi destruída durante a guerra civil que ocorre no país desde o ano de 2011 e envolve a luta pela deposição do ditador al-Assad.

Segundo a pesquisa, 39% dos árabes residem na região Sudeste, 32% na região Nordeste, na região Sul estão 17% deles, outros 6% moram na região Norte e 5% deles na região Centro-Oeste.

Tal constatação pode ser feita com base em elementos da matemática pura e simples. Faça as contas: atualmente o Brasil abriga 8 milhões de patrícios libaneses; já o Líbano tem como população residente menos da metade deste número, ou seja, cerca de 4 milhões de habitantes.

Atualmente, o território brasileiro tem cerca de 3,2 milhões de habitantes libaneses ou descendentes, de acordo com uma pesquisa feita pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) e apresentada em 2020 pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

Embora pouca gente saiba, pimenta, noz-moscada, cravo e canela que ressaltam o sabor na culinária brasileira, o uso do azeite no lugar da banha de porco e até o sagrado cafezinho são marcas da cultura árabe, uma influência que vai muito além das esfihas e quibes, totalmente incorporadas em nossa mesa.

Você pode saber se é descendente de árabe conversando com seus familiares e construindo a árvore genealógica da sua família; pesquisando a origem dos sobrenomes dos seus familiares; pesquisando em museus e acervos de documentos de imigrantes e analisando o seu DNA com o meuDNA Premium para descobrir a sua ...

Libaneses são os mais numerosos entre os árabes. Residem atualmente 363.626 estrangeiros na cidade de São Paulo, de 196 nacionalidades diferentes.

Os 6 idiomas mais difíceis de aprender se você fala português

  • 6 – Russo. Esse idioma europeu com cerca de 166 milhões de falantes nativos faz parte da ramificação leste da família eslava. ...
  • 5 – Vietnamita. ...
  • 4 – Coreano. ...
  • 3 – Japonês. ...
  • 2 – Mandarim. ...
  • 1 – Árabe.

1 E Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todas as suas forças; e trinta e dois reis, e cavalos e carros havia com ele; e subiu, e cercou Samaria, e pelejou contra ela. 2 E enviou à cidade mensageiros, a Acabe, rei de Israel.

Mas o que dificultou enormemente a resposta ao terremoto é que ainda há partes da Síria controladas por rebeldes e partes sob o controle do governo do presidente Bashar al Assad, acusado de usar armas químicas. As duas partes estão envolvidos em um conflito armado.