Quantos são os patrimônios?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

O patrimônio cultural é composto por monumentos, conjuntos de construções e sítios arqueológicos que tenham importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas. No Brasil, são 15 os patrimônios culturais listados pela Unesco.

No Brasil são sete os patrimônios naturais listados pela Unesco.

  • Parque Nacional do Iguaçu (PR) ...
  • Costa do Descobrimento (BA e ES) ...
  • Mata Atlântica (PR e SP) ...
  • Área de Conservação do Pantanal (MT e MS) ...
  • Ilhas Atlânticas Brasileiras (PE) ...
  • Áreas de Conservação do Cerrado (GO)

Trabalhando com esses conceitos e visando facilitar o acesso ao conhecimento dos bens nacionais, a gestão do patrimônio é efetivada segundo as características de cada grupo: Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Arqueológico e Patrimônio Mundial.

Patrimônio, tanto no âmbito legal quanto econômico, se refere ao conjunto de bens, direitos e obrigações que tem algum valor financeiro, seja para pessoas físicas, seja para empresas. Em outras palavras, é tudo o que alguém possui e deve. Basicamente, o patrimônio é composto por duas partes: ativos e passivos.

Atualmente, o país conta com 22 bens inscritos na lista do Patrimônio Mundial, pelo seu valor excepcional e universal para a cultura da humanidade. Dos 22 sítios do Patrimônio Mundial no Brasil, 14 são culturais, um misto (Paraty) e sete naturais.

No Brasil, são patrimônios históricos, por exemplo, a cidade histórica de Ouro Preto (Minas Gerais), o Centro Histórico de Olinda (Pernambuco), o Pelourinho (Salvador, Bahia), a Estação da Luz (São Paulo), o Cristo Redentor (Rio de Janeiro) e o Teatro Amazonas (Manaus).

Dos 47 bens culturais imateriais brasileiros reconhecidos pelo IPHAN, cinco foram inscritos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
...
São eles:

  • Samba de Roda do Recôncavo Baiano;
  • Arte Kusiwa – pintura corporal e arte gráfica Wajãpi;
  • Frevo;
  • Círio de Nazaré;
  • Roda de Capoeira.

Exemplos de patrimônio material

  • obras de arte, como pinturas, esculturas e gravuras;
  • museus, edifícios, igrejas e catedrais;
  • fotografias, documentos e livros;
  • roupas e elementos de vestuário.

O que é o patrimônio pessoal? O conjunto de bens, direitos e obrigações formam o patrimônio pessoal de um cidadão. Os bens se referem a itens com valor econômico agregado e que podem ser transformados em dinheiro. Exemplo disso são carros, pontos comerciais, lotes de terra, imóveis, entre outros.

São 7 áreas que ostentam o título no Brasil: Cataratas do Iguaçu, Fernando de Noronha, Anavilhanas, Pantanal, Áreas Protegidas do Cerrado (Chapada dos Veadeiros e das Emas), Mata Atlântica do Sudeste e Parque Nacional de Monte Pascoal.

1 – Centro Histórico de Ouro Preto, Minas Gerais. Foi o primeiro que recebeu o título entre os outros 12 Patrimônios Culturais da Humanidade no Brasil.

Existem 1121 bens tombados como patrimônio da humanidade, em 167 países mundo afora. O Brasil, 13º país no ranking, possui 22 bens tombados (14 culturais, 6 naturais e 1 misto), em 17 estados.

Patrimônio cultural são bens materiais ou imateriais que formam a identidade de um povo e ajudam a contar a sua história. Bens materiais podem ser edifícios, monumentos, obras de arte; e os bens imateriais, são elementos como a dança, a música.

São eles: Parque Nacional do Iguaçu (1986), Costa do Descobrimento Reservas de Mata Atlântica (1999), Mata Atlântica Reservas do Sudeste (1999), Área de Conservação do Pantanal (2000), Complexo de Conservação da Amazônia Central (2000/2003), Ilhas Atlânticas Brasileiras: Fernando de Noronha e Atol das Rocas (2001) e ...

São eles as florestas, matas, lagoas, mangues, dunas, serras. Um exemplo de Patrimônio Natural é o Complexo de áreas protegidas do Pantanal, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, cujo ecossistema de água doce é um dos maiores do mundo.

Os bens patrimoniais podem ser móveis ou imóveis.

Tipos de Patrimônio Cultural
Dentro dos culturais, é possível separar em dois grandes grupos: materiais e imateriais.

Os bens tombados de natureza material podem ser imóveis como os cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

Os componentes do Patrimônio são os Bens, Direitos e Obrigações. Enquanto os bens e direitos são considerados ativos, as obrigações são consideradas o passivo de uma entidade.

São sítios com áreas de excepcional diversidade biológica e da paisagem. Neles, a proteção ao ambiente, ao patrimônio arqueológico, o respeito à diversidade cultural e às populações tradicionais são objeto de atenção especial.

“Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico. ”