Quantos são os ossos da mão?

Perguntado por: eornelas . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Apesar de ser pequena em tamanho, a mão é uma das regiões do corpo com maior número de ossos, sendo formada por 27 ossos, e está dividida em 3 partes, sendo elas: carpo (punho), metacarpo e falanges (dedos). Não pense, “ah, só pra complicar né”, você vai ver como é fácil aprender os ossos da mão e em pouco tempo.

O primeiro passo para a gente entender sobre os ossos do pé é saber quantos ossos têm no pé (e como são divididos). Bem, são 26 ossos, sendo 7 ossos tarsais, 5 metatarsais e 14 falanges. O tarso é a porção proximal do pé, conhecido como retropé.

Os ossos do pé podem ser classificados em três grupos: ossos tarsais, metatarsais e falanges. São ossos tarsais o tálus, calcâneo, cuboide, navicular, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral. Em cada pé existem cinco ossos metatarsais.

Os ossos do carpo são oito, e estão distribuídos em duas fileiras. Na fileira proximal, temos os ossos escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme. Na distal, os ossos trapézio, trapezóide, capitato e hamato.

Ossos da face: mandíbula

  • Ossos Nasais.
  • Conchas Nasais Inferiores.
  • Ossos Lacrimais.
  • Vômer.
  • Maxilas.
  • Palatinos.
  • Zigomáticos.
  • Mandíbula.

Falanges - esses ossos dão forma aos dedos polegar, indicador, médio, anular e auricular. Cada dedo possui três falanges e o polegar possui apenas duas.

Ela é formada pela palma e por cinco dígitos, ou dedos — um deles, o polegar, faz movimentos em oposição aos outros quatro. Os ossos e os músculos das mãos permitem que os dedos tenham movimentos variados e muito úteis.

Carpos: ossos do punho
Os ossos que compõe o punho são chamados de cárpicos e estão dispostos em duas fileiras, cada uma contendo quatro ossos. Na fileira proximal, estão presentes os ossos pisiforme, piramidal, semilunar e escafoide. Já na fileira distal, temos o hamato, o capitato, o trapezoide e o trapézio.

Além dos ossos do quadril (ílio, ísquio e púbis), ao todo, existem outros 30 ossos localizados nos membros inferiores: 1 osso na coxa, 3 ossos na perna e 26 ossos no pé.

Esses três ossos estão localizados da seguinte forma: Úmero: estende-se do ombro ao cotovelo, onde se une à ulna e ao rádio; Rádio: estende-se do cotovelo ao pulso, na mesma direção do polegar; Ulna: estende-se do cotovelo ao pulso, na mesma direção do dedo mínimo.

A caixa torácica (caixa torácica) forma a parte do tórax (tórax) do corpo. Consiste em 12 pares de costelas com suas cartilagens costais e o esterno. As costelas são ancoradas posteriormente às 12 vértebras torácicas (T1-T12). A caixa torácica protege o coração e os pulmões.

Ossos. O fêmur, a tíbia e a patela (rótula) constituem os ossos do joelho. Por sua vez, a articulação do joelho mantém esses ossos no lugar. A patela é um osso pequeno em forma de triângulo que fica na parte frontal do joelho, dentro do músculo quadríceps.

A articulação do tornozelo é composta pelos ossos da perna (tíbia e fíbula) e pelo tálus (osso do pé que articula no tornozelo). As saliências localizadas na face interna (medial) e externa (lateral) do tornozelo são denominadas maléolos.

torácica

A estrutura torácica humana é uma das que têm mais ossos. São 44 ossos no total, sendo 24 costelas, 12 vértebras torácicas, 7 vértebras cervicais e 1 esterno.

O osso capitato é o maior de todos os ossos do carpo. A sua principal articulação se dá distalmente com o 3.º metacarpal. Além disso, ele também se articula com outros ossos do carpo adjacentes: trapezoide, escafoide, semilunar e hamato.