Quantos são os evangelhos?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Ele contém os quatro evangelhos, que são os testemunhos de Mateus, Marcos, Lucas e João sobre Jesus Cristo como o Messias prometido — o Salvador e Redentor — e o Senhor ressuscitado. Os quatro evangelhos relatam partes da vida de Jesus e são um registro de muitos de Seus ensinamentos.

A palavra evangelho significa “boas-novas”, e a boa-nova é que Jesus Cristo veio à Terra e cumpriu Sua missão de salvação (ver 3 Néfi 27:13–14). Os quatro evangelhos do Novo Testamento relatam a vida e a missão do Salvador. Cada evangelho foi originalmente escrito como um testemunho independente do Salvador.

Quando abrimos o Novo Testamento e seus 27 livros, encontramos: Evangelhos (4 livros); Histórico (1 livro); Cartas (21 livros) e o Apocalipse (1 livro). Nesta parte, estão os 4 evangelhos reconhecidos pela Igreja: os evangelhos segundo Mateus, Marcos, Lucas e João.

João foi o último a escrever o seu Evangelho.

Lucas não conheceu Jesus pessoalmente. Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de São Paulo. São Lucas, cujo nome significa “portador de Luz”, é padroeiro dos médicos e dos pintores.

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39.

Os Evangelhos:

  • Mateus.
  • Marcos.
  • Lucas.
  • João.

Hoje em dia, a Igreja Católica reconhece, como parte da tradição, os Evangelhos Apócrifos de Tiago, Mateus, o Livro da Natividade de Maria, o Evangelho de Pedro e os Arménio e Árabe da Infância de Jesus.

A única exceção é o Evangelho de João -- justamente o "estranho no ninho" entre os quatro textos aceitos no Novo Testamento, por não seguir a mesma linha básica de narrativa dos outros três e apresentar uma visão teológica muito desenvolvida e elevada de Jesus, considerado o Verbo de Deus encarnado.

evangelho de Lucas

Acredita-se que o primeiro evangelho tenha sido o de Marcos, escrito entre os anos 65 e 75 D.C.. Os evangelhos de Lucas e Mateus se basearam neste texto. O evangelho de Lucas foi escrito para convertidos não judeus e rastreia a genealogia de Jesus até Adão, fazendo dele uma figura universal.

Os Evangelhos de São Mateus, São Marcos e São Lucas são chamados de "Sinóticos" (do grego syn , "juntos", e opsis , "visão") em virtude das semelhanças que apresentam em sua narrativa, linguagem, conteúdo, estrutura e outros elementos.

Os profetas maiores são Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Considera-se o Livro das Lamentações como um prolongamento do livro de Jeremias, assim como o livro profético de Baruc. Os profetas menores são Oseias, Amós, Miqueias, Ageu, Zacarias, Joel, Abdias, Naum, Habacuc, Sofonias e Malaquias.

Isso se deve provavelmente ao fato de que o público alvo de João — os membros da Igreja que já tinham um entendimento sobre Jesus Cristo — era incontestavelmente diferente do público alvo de Mateus, Marcos e Lucas. Dos sete milagres relatados por João, cinco não foram registrados em nenhum outro evangelho.

A esta figuração chamamos Tetramorfo (tetra, do grego: quatro, e morfo, de morpho, em grego: forma). Substituirá a figuração tradicional destes Apóstolos, salientando a sua importância como Evangelistas.

O primeiro mártir a testemunhar a verdade da pessoa de Jesus
A liturgia de hoje, mediante a proclamação do evangelho de Mateus 10,17-22, se concentra na pessoa de Estevão, o primeiro mártir que testemunha a verdade da pessoa de Jesus.

O Evangelho em Ritmo Acelerado
Esse ritmo acelerado continua ao longo de todo o livro, que é o menor dos quatro evangelhos. A palavra logo aparece mais de quarenta vezes nos dezesseis capítulos de Marcos, dando mais velocidade e ação à narrativa.

Pela tradição católica, o primeiro papa foi o homem que tem sua imagem ali impressa: Pedro, um dos doze homens que foram escolhidos pelo próprio Jesus Cristo para acompanhá-lo e auxiliá-lo em suas andanças repletas de pregações e relatos de milagres.

Vindo a Cristo
Quando rumores dos milagres e ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo se espalharam da Galileia por toda a Síria e por toda a região circundante, Lucas viajou de Antioquia para a Galileia, onde o Senhor, Jesus Cristo, começou a semear as sementes de Seu ensino salvador.

Antes de se converter, era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém. São Paulo, Apóstolo nasceu em Tarso, na Cilícia, atual Turquia.