Quantos salmos Davi escreveu na Bíblia?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

A autoria da maioria dos salmos é atribuída ao rei Davi, o qual teria escrito pelo menos 74 poemas. Asafe é considerado o autor de 12 salmos. Os filhos de Corá escreveram em torno de nove salmos e o rei Salomão ao menos dois. Hemã, com os filhos de Corá, bem como Etã e Moisés, escreveram no mínimo um cada.

Davi foi pastor de ovelhas, soldado, guerreiro, músico, poeta, compositor, autor, rei e construtor de um império. Ele não somente mudou a história de Israel em seu próprio tempo, mas deixou sua marca naquela nação para sempre.

LIVRO DE SALMOS. 1 <<Salmo de Davi>> SENHOR, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar. 2 Suba a minha oraçäo perante a tua face como incenso, e as minhas mäos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. 3 Pöe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.

Embora não seja mencionado, provável é que Davi tenha escrito este Salmo e talvez alguns, ou todos os outros de Corá. Corá morreu sob a ira de Deus [Nm 16.31], mas seus filhos foram perdoados [Nm 26.11]. Assim, estes Salmos especiais contam da Graça redentora.

Ao invés de se rebelar contra o Senhor, os filhos (descendentes) de Corá se dedicaram ao louvor de Deus. Escreveram alguns Salmos lindos e cheios de reverência para com o Senhor. O tom e a mensagem do Salmo 42 sugerem circunstâncias como os apertos que Davi passou quando fugiu de Absalão.

Não se sabe quem escreveu o salmo 92, apenas se sabe que ele foi escrito para ser entoado no dia do Shabbath judaico, o dia em que os judeus separavam para louvar e adorar a Deus e não realizar mais nenhuma outra atividade.

Os 7 Salmos mais poderosos são os seguintes: Salmo 91 - Para receber proteção divina para você e sua família. Salmo 23 - Para prosperidade financeira. Salmo 7 - Para anular inveja e afastar inimigos.

O Salmo começa com um apelo ao Senhor por perdão (versos 1 e 2), seguido pela confissão de culpa do rei de Israel diante do justo Deus (versos 3 a 6). O desejo mais urgente de Davi nesse Salmo é a restauração da sua comunhão com Deus. Afastado do Senhor por causa do seu pecado, ele estava espiritualmente morto.

Se esse Salmo for do tempo de Davi, uma referência imediata seria o livramento que Deus deu para esse servo diante das ameaças do rei Saul, quando Davi era jovem, e do próprio filho Absalão, quando já era mais velho.

O Salmo 86, foi escrito por Davi em tempos de dificuldades e perseguições, ele expressa um pedido de socorro a Deus. No primeiro verso o salmista clama a Deus para que o livre da aflição: “Inclina, SENHOR, os teus ouvidos, e ouve-me, porque estou necessitado e aflito”.

No início de alguns salmos, o autor está identificado. As pessoas que sabemos que escreveram salmos foram: Davi – o rei Davi escreveu pelo menos 73 salmos, cerca de metade do livro.

Davi escreveu este salmo quando era “um fugitivo nas rochas e cavernas” (Ed, 164). Ele revela seu espírito de confiança absoluta em Deus em meio aos perigos. Foi chamado “O salmo restaurador”.

Hemã

Hemã foi um dos 3 levitas atribuídos pelo rei Davi, para ministros de música. Ele era neto do profeta Samuel e se tornou vidente do rei Davi, possuindo 14 filhos. O título do Salmo 88 é atribuído a Hemã. Este Salmo, parece ter sido escrito em um estado de desespero.

O Salmo 42 foi escrito por alguém que estava com alma abatida e perturbada (v.5,11). Passava pelo túnel sombrio da depressão. Os Salmos 42 e 43 estão interligados. Em vários manuscritos hebraicos eles compõem um único poema.

No Salmo 40, Davi inicia com uma declaração do livramento que ele recebeu de Deus. Sua confiança no poder do Senhor para salvar motiva sua adoração e seu ensinamento, e serve como base dos seus novos apelos por ajuda. Davi abre o Salmo 40 dizendo que Deus o ouviu e o salvou.

É atribuído aos filhos de Corá e foi compilado por Davi no Livro dos Salmos. O salmo começa com um elogio ao lugar onde Deus vive e onde a pessoa que o escreve deseja estar.

Salomão, o filho de Davi, acrescentou mais dois (72 e 127), e Moisés escreveu um (90). Vários homens que conduziam o louvor em Jerusalém (Asafe, Etã e os descendentes de Corá) escreveram 25 dos salmos.