Quantos sacos de cimento por metro quadrado de contra piso?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

RESPOSTA: Aproximadamente 2,03 sacos para cada metro quadrado de construção.

Você sabe como fazer contrapisos? O material deve ser preparado em traço aproximado de 1:3 (uma lata de cimento para três latas de areia) e adição moderada de água, até a argamassa apresentar consistência de “farofa”.

Neste exemplo o volume pode ser calculado como:

  1. Volume contrapiso = largura x comprimento x espessura. Volume contrapiso = 5 x 6 x 0,05. Volume contrapiso = 1,5m³ ...
  2. Cimento = volume contrapiso x rendimento do cimento. Cimento = 1,5 x 5. ...
  3. Areia = volume contrapiso x rendimento da areia. Areia = 1,5 x 1,08.

Portanto, para cada obra deverá ser realizado um cálculo conforme a informação do fabricante da argamassa e o tijolo utilizado. Como estimativa podemos apontar que uma massa com proporções de cimento/areia/cal = 2:9:1 irá necessitar de 1 saco de cimento para assentar um mínimo de 9 m² de tijolos e no máximo de 15 m².

Fazendo um cálculo simples chegaremos a aproximadamente 2,03 sacos para cada metro quadrado de construção.

Como cada saco tem 30 kg, basta dividir o consumo total pelo peso do saco para saber quantas unidades serão necessárias. Assim: 2.596 / 30 = 86,5. Ou seja, são necessários 87 sacos de argamassa para assentar 30 m² de contrapiso.

Informações muito importantes: pela norma, o contrapiso deve ter no mínimo 2 cm e no máximo 5 cm de espessura e ele pode ser feito no traço de 3:1 (3 medidas de areia para 1 de cimento) ou 4:1 (4 medidas de areia para 1 de cimento). Esse traço pode variar de acordo com o seu profissional ou pela qualidade do material.

A espessura do contrapiso pode variar entre de 3 cm a 5 cm, dependendo do tipo de material usado (argamassa ou concreto) ou de acordo com o projeto arquitetônico.

O cimento CP V-ARI em um contrapiso somente se justificaria se houvesse a necessidade de se lançar o piso imediatamente após, ou seja, muita pressa. Este cimento é mais caro e, por ser muito rápido, tem a tendência de provocar retração e consequentes fissuras. Caso contrário, o mais indicado seria o cimento CP II-Z-32.

Para atender esta especificação solicitada, 10 sacos de cimento e 2,0 m³ de areia.

Você vai utilizar,3 metros de areia lavada,3 metros de brita 1, é 15 sacos de cimento... 70m2 se considerarmos uma espessura de 7cm de capeamento, será necessário 5m3 de concreto. Podendo ter acabamento grosso, vassourado ou camurçado.

O cálculo de volume de concreto é feito em metros cúbicos (m³), e pode ser usado na construção de pilares, cintas, vigas e até mesmo lajes. A fórmula básica é a seguinte: V = L x C x H, sendo V = volume, L = largura, C= comprimento e H = altura.

Quantos sacos de cimento gasta numa laje de 40 metros? Em 40 m² de laje, com 3 cms de concreto você terá 1,2 m³ de concreto. Calcule o cimento como 7 sacos/m³ Isso vai dar 8,4 sacos de cimento.

Uma dosagem diferente para cada situação
Por exemplo, para fazer uma fundação, o traço de concreto é de 5 latas de 18L de areia, 6 latas da mesma medida e meia de pedra e 1 lata e meia de água para cada saco de cimento.

Quanto custa fazer uma calçada de concreto
Considerando somente a mão de obra e o material para construção, o preço médio do serviço varia entre R$ 180 e R$ 400 por metro quadrado (preços para a região metropolitana de São Paulo).

4 metros quadrados

O rendimento desse produto pode variar de acordo com o fabricante, mas em média, um saco de 20 quilos de argamassa é suficiente para fazer o acabamento de até 4 metros quadrados.

Por isso, antes de fazer o contrapiso é necessário aplicar uma camada de concreto. Esta base tem de 10 a 15 cm de espessura e é feita com concreto de baixa resistência. Este tipo de concreto é chamado popularmente de concreto magro.

Espessura de um contrapiso
A espessura do contrapiso normalmente possui de 3 cm a 5 cm, variando muito de acordo com o projeto. É comum os profissionais usarem também de referência o nível do batente da porta.

Para proteção contra a ação da umidade e infiltração em obras de construção civil, é necessário realizar impermeabilização prévia com LONA PRETA PLASTICA (CLIQUE E COMPRE AQUI) – que evitará dor de cabeça no futuro. A água presente no solo com o decorrer do tempo vai infiltrando na estrutura.