Quantos rios Jordão existem?

Perguntado por: evieira2 . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Seus principais afluentes são os rios: Rio Hasbani, Rio Dan e o Rio Banias.

Segundo a Bíblia, Jesus foi batizado por João Batista nas águas do rio Jordão, na região histórica da Galileia.

O Rio Jordão nasce nas encostas do Monte Hermon. Forma o mar da Galiléia, delimita boa parte da fronteira entre Israel e a Jordânia e deságua no Mar Morto. É um rio sagrado e necessário.

A Bíblia explica que havia um rio que se dividia e formava quatro canais, sendo eles: Pisom, Giom, Hidequel e Perat. Os dois últimos, segundo a língua hebraica, seriam os rios Tigre e Eufrates, localizados na Mesopotâmia (atravessando os países Iraque, Síria e Turquia).

Josué dividiu as águas, possibilitando que os israelitas atravessassem para a terra prometida (Jos. 3:13–17; 4:1–9, 20–24). Elias, o profeta, e Eliseu dividiram as águas (2 Re. 2:5–8, 12–14).

Rio Jordão na Bíblia
A história do rio Jordão possui um caráter muito místico e sagrado sendo citado muitas vezes na bíblia. Foi, portanto, no Rio Jordão que Jesus foi batizado, que ocorreu a manifestação da Santíssima Trindade, e ainda, a cura de um leproso.

Sobrenome português de origem religiosa, referência ao rio Jordão, em Israel. O nome vem do hebraico yarden, “o que desce” ou “lugar onde se desce” (para beber água), que passou ao grego como Iordanes, daí a Iordan e Jordão.

Jordão significa aquele que desce ou também lugar onde se desce (bebedouro). O rio deságua no mar Morto. As suas margens, em especial no troço de montante que transporta água doce, são muito aproveitadas para agricultura.

Foram 12 as tribos de Israel que participaram dessa importante passagem bíblica.

Na verdade, o Mar Morto não é propriamente um mar e sim um grande lago com dimensões de 82 quilômetros de comprimento e 18 quilômetros de largura. Fica situado no Oriente Médio e banha a Jordânia, Israel e Cisjordânia. Encontra-se a 392 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo: é o ponto mais baixo do planeta Terra.

quarenta anos

O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão. Do outro lado já era a Terra Prometida, pela qual tanto sonharam. Moisés não estava mais com eles. Morreu antes porque duvidou da força de Deus.

Com extensão de quase 200 km, o rio tem um ponto em que sua largura chega a 30 metros, e sua profundidade mínima é de 1 metro, e a máxima de 30 metros. O nível de salinidade do Rio Jordão é baixo, mas aumenta na medida em que a distância entre o rio e o mar da Galileia, assim como do mar morto, diminui.

Seca o leito do rio. O rio está aberto diante da Arca da Aliança e os hebreus observam, na margem do Jordão, admirados e emocionados. O povo começa a seguir Josué quando ele cavalga até o começo do leito seco. Josué e o povo hebreu avançam pelo leito seco do rio Jordão.

O Jordão era (e ainda é) uma fonte importante de água para Israel. Havia também rotas comerciais importantes que passavam pelo rio Jordão. Por isso, o rio era um lugar de trânsito bastante populoso.

É dito que o Éden está envolvido por quatro rios, o Pison, o Gheon, o Tigre e o Eufrates, o que o situará na zona da Mesopotâmia, atualmente o Iraque.

Os chamados Quatro Rios do Paraíso, seriam quatro braços de rios duma fonte que nascia no Éden segundo a bíblia, e eram o Tigre, o Eufrates, o Gehon e o Phison.

E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?

Naamã

Naamã deixou seu orgulho de lado, e decidiu mergulhar as sete vezes no rio Jordão como recomendou o profeta. Ele foi curado da lepra. Naamã ficou tão agradecido que voltou à Eliseu oferecendo riquezas, que o profeta recusou.