Quantos rins têm uma minhoca?

Perguntado por: tveloso . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

NEFRIDIÓPOROS - são poros excretores encontrados na face ventral de quase todo o corpo da minhoca, sempre em número de 2 por segmento, localizados próximos das cerdas, que excretam os resíduos do metabolismo, a urina.

ONDE FICA O CÉREBRO DA MINHOCA Minhoca não tem cérebro. Como a maioria dos invertebrados, os anelídeos não possuem um órgão nervoso central, mas um sistema nervoso ganglionar, ou seja, formado de pequenos gânglios espalhados por diversas partes do corpo, principalmente o ventre.

Sim. Há um grande vaso sanguíneo ao longo das costas da minhoca, chamado vaso sanguíneo dorsal. Ele lança o sangue para a frente (em direção à cabeça) e é o principal "coração" desses animais.

polvos

Eles têm vários corações
Essa cor é resultado do cobre, a molécula que transporta oxigênio no sangue dos polvos, em vez do ferro, como no sangue humano.

Minhocas não têm olhos. Cavam sem enxergar nada. Mas elas conseguem sentir luz e calor por meio de órgãos receptores, e assim se orientam debaixo da terra.

Experimentos indicaram tempos de vida variáveis conforme a espécie de minhoca, mas geralmente sempre incluídas na faixa de 2 a 16 anos. As espécies Allolobophora longa e Megascolides australis vivem por dez anos, a Lumbricus terrestris e a Eisenia fetida alcançam a idade máxima de seis anos, por exemplo.

A minhoca é um verme anelado, pois o seu corpo é constituído por cento e cinquenta anéis separados internamente por septos.

Muito rica em proteína, vitaminas e sais minerais, a minhoca já vem sendo consumida pelo homem há milhares de anos, na forma de farinha, como ingredientes de sopas, em receitas de doces e assados.

Sempre aos pares e localizados próximos da “cabeça” da minhoca, embora varie conforme a espécie, os corações são na grande maioria em número de dez. Afrânio Augusto Guimarães - zootecnista / MINHOBOX. Resposta certa: dez.

Eles têm três corações e nove cérebros. São capazes de alterar o próprio código genético – e imitar coisas que sequer viram.

À noite, as minhocas saem da galeria para se alimentar e reproduzir; por isso, diz-se que têm hábito noturno. O hábito noturno, bem como a presença de uma camada de muco na pele, são adaptações que evitam o ressecamento visto que seu tegumento precisa estar úmido para que se processe a respiração.

Se as minhocas estão fugindo do minhocário é porque as condições de criação, como substrato, local do canteiro, alimentação, entre outras, não estão satisfatórias para elas.

polvos

Polvo. Ao invés de um ou dois corações, os polvos possuem três! Dois deles desempenham a mesma função, enquanto o último evoluiu por um motivo especial. O coração sistêmico do polvo faz o bombeamento de sangue ao redor de seu corpo, e os outros dois corações ramificais bombeiam sangue por meio de suas duas brânquias.

Possuem um coração muito grande, capaz de bombear o sangue por todo o extenso corpo: 11 quilogramas, 60 centímetros de comprimento e 8 centímetros de espessura nas paredes, 43 vezes maior que o coração humano. O período de uma gestação é de 14 a 15 meses, dando origem a apenas um filhote.

Poríferos (esponjas), cnidários (água-viva), platelmintos (planária) e nematódeos (lombrigas) não possuem sistema circulatório. As trocas de gases, de nutrientes e de excretas, nesses animais, são realizadas pelo processo de difusão.

Sim, o maior coração do mundo pertence à baleia-azul (Balaenoptera musculus)!

Um novo estudo da Universidade de Michigan mostra que minhocas da espécie Caenorhabditis elegans são capazes de “sentir” sons pela própria pele, como compensação por não ter qualquer tipo de órgão dedicado às capacidades auditivas.

As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo. Com isso, renovam os nutrientes do solo superficial, que são importantes para as plantas.

Resposta certa: 1mm.

O processo dura cerca de três horas, gera entre três e 20 “filhotes” e pode acontecer várias vezes ao ano.

Continuar lendo Faz mal comer minhoca?