Quantos reis Jeremias profetizou?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Jeremias 21–22 relata as profecias que Jeremias fez para dois reis de Judá. Elas não estão escritas na ordem histórica. O capítulo 21 é para Zedequias, o último rei de Judá antes de a Babilônia destruir Jerusalém e o templo e levar o povo cativo.

Jeremias nasceu de uma família de sacerdotes e pregou ao reino de Judá por aproximadamente 40 anos, “pregando contra a idolatria e a imoralidade” (Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Jeremiah”).

Jeremias

Jeremias profetizou ao rei Zedequias que, se o povo de Judá se rendesse à Babilônia, ele não seria destruído.

O capítulo 22 é para Salum e Jeoiaquim, que eram filhos do rei Josias, o rei que governava na época em que Jeremias iniciou seu ministério. Pelo que sabemos, Salum jamais chegou a ser rei, mas ele poderia ter sido, se os babilônios não o tivessem levado cativo.

Quando Deus chamou Jeremias, na hora ele quis “dar linha e sair fora dessa fria”. Mas, não teve jeito. Jeremias disse: “Ah, Senhor, eu não sei falar, eu sou jovem.” Na hora, o Senhor disse pra ele: “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”.

Além disso, Jeremias profetizou que Judá serviria a Babilônia por setenta anos, quando então outro reino conquistaria a Babilônia. O restante do capítulo é sobre a destruição de outras nações iníquas.

Introdução. Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.

Aproximadamente em 626 a.C., no décimo-terceiro ano de Josias, Jeremias iniciou o seu ministério profético quando ainda possuía cerca de vinte anos, muito embora fosse vocacionado à profeta desde o ventre materno (Jr 1,5)”. (conforme Esdras Costa Bentho em seu Blog Teologia e graça).

Em Jeremias, capítulo 18,1-6, está escrito: “Palavra do Senhor que veio a Jeremias, dizendo: “Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas.

Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a). (Ver v. 8.) A advertência em Jeremias 3 é para a “irmã” de Israel, Judá, que não parecia ter aprendido com os erros de Israel.

Com relação a Jeremias, o rei Nabucodonosor ordenou que ele fosse bem tratado. Deu ordens a seus servos, tudo o que Jeremias quisesse devia ser dado. Glória a Deus! Aquele que foi perseguido por tanto tempo, por causa da Palavra de Deus, agora é honrado por Ele.

Luís III, o Cego (Autun, 880 - Arles, 28 de junho de 928) foi rei da Provença e Imperador do Sacro Império Romano-Germânico e do Ocidente. Ele era o filho de Bosão da Provença e neto materno do Imperador Luís II da Germânia "o Jovem" (825 – 875).

Zedequias (ou Sedecias ou Matanias) foi o 20° e último rei de Judá. Foi deposto e levado para o exílio em Babilônia.

O rei Zedequias foi sentenciado a ver seus filhos morrerem em sua frente, e depois teve seus olhos arrancados e foi levado acorrentado à Babilônia, onde permaneceu preso até sua morte. Com isso, se cumpriram na íntegra as profecias sobre o último rei de Judá registradas em Jeremias 34 e Ezequiel 12.

Significado de Jeremias
substantivo masculino Designação atribuída ao indivíduo que chora muito ou vive a se lamentar; lamentoso. [Gíria] Diz-se da criança que acorda e chora ao pressentir que um ladrão (ou pessoa ruim) está agindo. Etimologia (origem da palavra jeremias). Do antropônimo Jeremias.

Oseias foi o 19.º e último rei de Israel. Filho de Elá (II Reis 17:1). Chegou ao trono após assassinar o rei Peca (ou Faceia). 759 a.C.

Baruque levou o rolo ao templo e leu para o público as palavras de Jeremias. Ele fez a leitura na sala de reuniões de Gemarias, filho de Safã, o secretário real, que ficava no pátio superior, perto da Porta Nova do templo. Todos os presentes puderam ouvi-lo.

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

Ele expôs a infidelidade e a insensatez do povo de Judá por ter abandonado a única fonte do bem e por ter corrido atrás dos ídolos vazios. A pregação corajosa da palavra do Senhor por Jeremias irritou muita gente que não queria que seus pecados fossem expostos e condenados.