Quantos Reis a Pérsia teve?

Perguntado por: aflores5 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

A dinastia governante na Pérsia, com sede em Fars (Parsa), tinha como antepassado o rei Haxamanish ou Aquemenes. Sucederam-lhe três reis: Teispes, Ciro I e Cambises I.

Nas inscrições reais repetia-se a invocação do deus persa: “Grande deus é Ahuramazda, que criou o céu lá em cima, que criou a terra cá embaixo, que criou o homem, que criou a felicidade para o homem, que tornou Dario rei, que ao Rei Dario entregou este grande reino, rico em cavalos, rico em homens”.

Dario e Parisátide tiveram quatro filhos, Artaxerxes II, o mais velho, Ciro, que ganhou este nome em honra de Ciro, o Grande, cujo nome, segundo Plutarco, é a palavra persa para Sol, Ostanes e Oxatres.

No final de 333 a.C., Alexandre recusou um acordo de paz oferecido por Dario, e conquistou a Síria. Uma a uma, as satrapias do Império Persa foram caindo sob o domínio de Alexandre.

Imperador persa (550 a.C.-486 a.C.). Um dos principais governantes do Império Persa, fundado por Ciro, o Grande. Assume o trono em 521 a.C., após derrotar a casta de sacerdotes que assumira o poder.

Jake Gyllenhaal em O Príncipe da Pérsia
Jake deixou sua marca com o papel em Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo, disponível no Disney+. Na trama, ele interpreta o príncipe Dastan, que deve parar um vilão junto com a princesa Tamina (Gemma Arterton).

Ciro, o persa

Daniel prosperou, durante o seu reinado e o de Ciro, o persa.

Império Romano

Sem dúvidas, o Império Romano é o mais famoso da História. Sua estrutura militar e administrativa possibilitou não apenas que ele fosse um dos impérios mais expansivos do mundo, mas também o fez o mais vindouro, sobrevivendo incríveis 10 séculos.

Cambises II

Pertencente à dinastia dos Aquemênidas, foi sucedido pelo filho, Cambises II.
...

Durante o século IV a.C., o império foi esfacelado em consequência de numerosas revoltas, mas o golpe final foi dado por Alexandre Magno, que anexou o Império Persa a seu domínio mediterrâneo depois de derrotar as tropas de Dario III numa série de batalhas, entre 334 e 331 a.C.

1. Calígula. Caio Júlio César Augusto Germânico, mais conhecido como Calígula, nasceu em 31 de agosto de 12 d.C., em Anzio (Itália) e foi imperador de Roma de 37 d.C. até 41 d.C., o ano em que foi assassinado. O homem mereceu receber a alcunha de "o imperador louco de Roma", mas nem sempre foi assim.

Jorge Paulo Lemann

O homem mais rico do país é Jorge Paulo Lemann, que é sócio da 3G Capital, com patrimônio estimado em US$ 16,1 bilhões, o que o coloca como no 102º lugar entre os bilionários de todo o mundo.

O aquemênida “Ciro II, o Grande” destituiu do trono o rei do império da Média, Astíages. Depois dessa vitória, os persas, que até então eram dominados pelos povos medos, passaram a subjugá-los sob a liderança de Ciro II. Esse episódio ocorreu por volta de 560-530 a.C e marcou o início do surgimento do Império Persa.

Em 466 a.C., Xerxes I foi assassinado em Persépolis juntamente com seu filho primogênito. Em seu lugar, assumiu o outro herdeiro, Artaxerxes I, que tratou de firmar um acordo de paz com os gregos.

Após a morte de Nabucodonosor, o Segundo Império Babilônico entrou em decadência por falta de administração, levando a conflitos internos. No ano de 539 a.C., os babilônios acabaram conquistados e submetidos, pelo rei Ciro II, ao Império Persa.

Xerxes II

Artaxerxes I Longímano (em persa antigo: Artaxšaça) (497 a.C. — 427 a.C.) foi um rei do aquemênida, filho de Xerxes I e Améstris. Após o assassinato de Xerxes I em 465 a.C., ele assumiu o trono persa, onde permaneceria até 424 a.C., sendo sucedido por seu filho Xerxes II.

O Império Persa é o Irã. Pode parecer gozação, mas, se você ler a Bíblia, se deparará com as regiões onde estão hoje alguns dos principais países do Oriente Médio.