Quantos quilos Um bariátrico perde?

Perguntado por: dneves2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

No total o paciente pode perder 20% do seu peso inicial. Quanto aos demais 20%, eles serão eliminados nos meses seguintes até completar o período de 12 e 14 meses. No caso da gastroplastia Sleeve por videolaparoscopia, o paciente pode eliminar de 50% a 70% do excesso de peso.

Ou seja, em três meses terá perdido cerca de 20% do peso inicial. De forma gradual. A perda dos demais 20% do peso, esperados no processo de emagrecimento do bypass gástrico em Y de Roux, acontece durante um ano, totalizando 18 meses.

Quantos quilos se perde com a cirurgia bariátrica sleeve? É possível perder com cirurgia bariátrica sleeve entre 30% e 35% do peso inicial. Então, se um paciente pesar 100 quilos, ele deve perder de 30 a 35 quilos. No bypass, a perda de peso pode chegar a 40% ou até mais.

Trata-se de uma situação comum – e até esperada -, mesmo em pacientes bariátricos, que costuma acontecer após os primeiros 6 meses da cirurgia.

A cirurgia precisa de um tempo para cicatrização. Por isso, falamos em dieta líquida no primeiro mês. Depois disso, a pessoa vai aumentando lentamente a quantidade até atingir um volume médio, após um ano de cirurgia, de 300 a 400 gramas por refeição.

Entretanto, a maior parte das evidências ainda apontam a maior perda de peso a longo prazo para o bypass. O Sleeve tem uma perda média total de 30 a 35% de perda de peso ou 50 a 67% de perda do excesso de peso.

Já um estômago pós-bariátrica tem capacidade para 25 ml a 200 ml (equivalente a um copo americano).

Isso geralmente ocorre depois de 2 anos da cirurgia bariátrica Bypass, quando a pessoa está mais relaxada com a situação. No entanto, apenas 5% dos pacientes que fizeram cirurgia bariátrica Bypass voltam a engordar todo o peso novamente.

É aceitável que este reganho gire em torno de 10-15% do peso mínimo atingido e pode acontecer até 5 anos após a cirurgia, e ocorre devido a diversos fatores como vida sedentária, baixa aderências a alimentação saudável, alterações hormonais diversas, além de falta de seguimento multiprofissional no pós-operatório.

Sim, existe a possibilidade de você realizar sua cirurgia bariátrica pela segunda vez, mas diante de cenários específicos. Alguns pacientes acabam não se adaptando com o método cirúrgico utilizado e apresentam problemas nutricionais graves. Nesse caso, a indicação pode ser de reversão ou de conversão para outro método.

Diversas são as indicações deste procedimento, mas você sabe as contraindicações da cirurgia bariátrica? Se o paciente apresentar um ou mais dos fatores abaixo, por mais que possua obesidade mórbida, não estará apto a realização da cirurgia bariátrica. São eles: Dependência de álcool ou drogas ilícitas.

Quais as desvantagens? Apesar dos benefícios indiscutíveis, estamos falando de uma intervenção cirúrgica. Ou seja, sempre existirão riscos, efeitos colaterais e complicações vistas como desvantagens do procedimento. Um dos principais aspectos negativos é a deficiência de vitaminas e proteínas que ocorre a longo prazo.

Ao final do primeiro mês é possível diminuir de 8 a 12% do peso corporal. Isso significa que um indivíduo de 120 Kg terá perdido cerca de 12 Kg após um mês passado da realização da cirurgia. A grande maioria da redução de peso ocorre de 12 a 14 meses pós-cirúrgicos.

Sucesso da Cirurgia Sleeve
Outro benefício deste tipo de procedimento cirúrgico é a perda de peso um pouco mais lenta, defendida por alguns profissionais. Alguns profissionais informam que a perda de peso de forma mais gradual e lenta, afeta menos seu organismo como todo.

Isso ocorre devido ao fenômeno de complacência, ou seja, a capacidade da parede gástrica em se adaptar a determinada pressão exercida pela passagem do alimento.

no segundo mês a perda de peso média corresponde a 6% do peso inicial, passando a aproximadamente 4% no terceiro mês. Ou seja, em três meses terá perdido cerca de 20% do peso inicial .

Mas e após a cirurgia bariátrica? Existe alguma recomendação diferenciada? A quantidade de água recomendada continua a mesma para as pessoas que fazem a cirurgia de redução de estômago. Isso porque a água evita desidratação e diminui o risco de tromboses nas veias da perna e intestino.

O prato do paciente bariátrico deve priorizar proteínas, depois saladas, grãos/leguminosas e, posteriormente, carboidratos. A recomendação é que se utilize prato e talheres de sobremesa para servir essas porções. Um exemplo seria: uma colher de sopa de arroz, uma colher maior de salada e outra de carne.