Quantos quilos suporta um teto de gesso?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Normalmente a chapa de gesso suporta até 10 kg em uma pequena área, desde que utilize bucha específica pra gesso. Se for exceder este peso até 40 kg, então devem ser usados acessórios apropriados para suportar o peso de prateleiras, tampos de granito, quadros, portas etc.

Como falamos anteriormente, existem duas placas de drywall: a tradicional, suportando até 10 kg, e as de alta resistência, que aguentam de 5 a 10 vezes mais cargas do que as placas convencionais.

O gesso não suporta muito peso. O lustre deve ser fixado na laje, caso não seja possível, é necessário instalar um suporte que resista ao peso do lustre, para fixá-lo.

É comum ocorrerem trincas ou fissuras em forros de gesso mal executados. Na maioria dos casos, esse problema é decorrente de tensões no material, provocadas pela dilatação ou retração térmica.

Infiltração e trincas
Basicamente, os danos ao forro de gesso são causados por infiltração de água e por rachaduras. Gilmar Soares Terra lembra que o gesso é material sensível à umidade. “No processo de industrialização, ele passa por calcinação (aquecimento), quando perde meia molécula de água.

Uma das dúvidas mais frequentes é se as paredes de gesso “aguentam a fixação de televisão e armários”. A resposta é: SIM. No quesito resistência, a placa de gesso acartonado HABITO é capaz de suportar aparelhos pesados e muito mais.

Material da parede
Para aguentar a TV e o suporte, a parede precisa ser de um material resistente, como alvenaria de tijolo ou concreto. O drywall, que é feito com gesso, não sustenta o peso do conjunto e fatalmente vai estragar, rachando ou mesmo desmoronando – e ainda danificando a TV.

Adiantando a resposta, sim, é possível! As paredes de drywall apesar de serem de um material leve e aparentemente frágil, na verdade são bem resistentes quando instalar e manuseadas de forma correta. É possível prender praticamente qualquer objeto que não seja exageradamente pesado nas paredes de drywall.

Qualquer objeto com até 10 quilos pode ser afixado diretamente no gesso. Se o peso do objeto for entre 10 e 18 quilos, instale-o nos perfis.

Embora o forro de gesso, normalmente, seja mais barato, quando se consideram fatores como qualidade, praticidade e agilidade de instalação, o drywall se apresenta como a melhor opção. O material também leva vantagens quando se analisa a facilidade de manutenção e a maior qualidade do acabamento.

As paredes têm capacidade para qualquer peso, mas é preciso conhecer as técnicas e os materiais de fixação. Aparentemente frágeis por sua leveza – afinal, elas pesam cerca de 20 kg por m², contra os 180 kg da alvenaria –, as paredes de drywall suportam pesos elevados.

Se você instalar uma cortina ou persiana em um acabamento de gesso inadequado, a composição pode vir ao colapso, danificando todo o material. Não será necessário somente refazer o gesso, como também adquirir uma nova persiana ou cortina, dependendo da gravidade dos danos.

Para instalar um mosquetão ou um gancho em teto com gesso, você pode abrir um espaço no forro e fixa-lo na laje ou usar um extensor, após o acabamento a impressão que fica é que o gancho está fixado no gesso.

Você pode escolher luminárias de LED ou painéis de luz de fundo. É uma boa ideia usar um estilo de iluminação em camadas em vez de confiar apenas na luz embutida como opção de iluminação direta. A combinação certa de luzes pode adicionar um belo brilho ao seu ambiente de teto de gesso.

Poucos sabem, mas as placas de gesso acartonado não têm prazo de validade. Isso porque o gesso, que é obtido de um processo de moagem e calcinação do minério de gipsita, após a cristalização, ganha a solidez de uma pedra, tornando-se resistente a tremores, vibrações e choques.

Então, o melhor a se fazer é investir em um aditivo profissional retardante do gesso para atrasar seu endurecimento e permitir o seu uso prolongado.

As placas são unidas e fixadas no teto com arame galvanizado. A massa de gesso é usada para fazer o acabamento da junção entre as placas e no contato com a parede na finalização da instalação.

Forro de Gesso Tradicional
Desvantagens: é mais sensível aos efeitos da variação térmica, podendo estalar ou trincar com facilidade. O processo de instalação produz muita sujeira. Possibilidade de surgir manchas amareladas e ataque de fungos. É mais pesado que o acartonado e demanda mão de obra especializada.