Quantos quilos se perde tirando o consumo de açúcar?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

A redução do consumo de açúcar resultou em uma diminuição de 0,8 kg (os estudos envolviam experiências de no máximo oito meses). Já o aumento da ingestão gerou um acréscimo de 0,75 kg.

O que acontece com o corpo após deixar de comer açúcar? De acordo com especialistas, após uma semana sem consumir várias “colheradas” de açúcar refinado, o corpo começa a melhorar os níveis de insulina na corrente sanguínea, melhora os processos de cicatrização de feridas e reduz a sensação de inchaço na barriga.

E entendendo o seu motivo você vai conseguir se comprometer, reduzir o açúcar e até parar com ele. Lembre-se: em 10 a 14 dias você consegue se desintoxicar do açúcar.

Melhora da imunidade: quando ocorre a ingestão de açúcar, há a inibição da capacidade das células de defesa para enfrentar invasores. Então, ao comer doces várias vezes ao dia, seu sistema imunológico é prejudicado continuamente. Após um mês, o seu cérebro tende a se acostumar com a ausência de doces.

O consumo de açúcar pode fazer com que o cérebro se sinta recompensado, o que pode causar um comportamento compulsivo. Assim, passar um mês sem açúcar ajuda a mitigar este ciclo de consumo exagerado deste doce veneno. O açúcar afeta o cérebro: o alto consumo de açúcar prejudica a cognição e a memória.

“Reduzir o açúcar melhora a produção de hormônios que combatem as inflamações”, explica Iara Calazans. O consumo exagerado eleva os índices de açúcar no sangue, e consequentemente, exige que o corpo produza mais insulina. A longo prazo e, combinado a outros fatores, esse processo pode levar à diabetes.

Quando não se usa essa energia, ela é rapidamente armazenada como gordura corporal, alterando a resposta metabólica, que, se mantida, leva à resistência à insulina, hipertrigliceridemia (elevação anormal dos níveis de triglicerídeos) e diabetes mellitus", explica Alarcón.

Entre eles, podemos destacar a melhora dos níveis de açúcar no sangue, controle do peso corporal, diminuição da gordura visceral, saúde do fígado e do coração e outras vantagens que promovem a longevidade saudável.

5 alimentos que você precisa cortar para emagrecer

  • Açúcar. O açúcar certamente é um grande vilão para quem busca emagrecer, principalmente o refinado. ...
  • Sal. Assim como o açúcar, o sal é um grande inimigo para quem quer emagrecer. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Alimentos industrializados. ...
  • Alimentos com Gorduras trans.

Dito isso, o açúcar pode não ser o único vilão da dieta, mas reduzir (ou cortar) o seu consumo ajuda a evitar, principalmente, o ciclo vicioso de sua ingestão e, assim, reduz as calorias ingeridas. Nesse sentido, cortar o açúcar emagrece e ainda deixa o corpo mais saudável.

O principal mecanismo que envolve açúcar e inflamação é o conhecido como GLICAÇÃO. Processo esse em que uma proteína se soma a uma molécula de glicose e faz com que a função dessa proteína se perca e assuma um papel inflamatório e agressivo ao corpo através dos seus metabolitos finais, os conhecidos AGEs.

Para promover uma desintoxicação de açúcar, os nutricionistas devem orientar ao paciente que evite o máximo possível da substância nos três primeiros dias – o que inclui frutas. Portanto, a orientação, aqui, é estimular o consumo de água, vegetais amiláceos, grãos, laticínios gordurosos e sem açúcar e carnes.

Passo a passo para desintoxicar

  1. Em jejum, beba um copo de água com limão. O limão é considerado uma fruta cítrica detox que limpa o organismo e age como um detergente de gorduras. ...
  2. Beba quatro copos de água ao longo do dia. ...
  3. Beba 3 copos de chá de cavalinha ou hibisco.

Stevia. A stevia é um adoçante natural, com zero calorias e obtido a partir de plantas. No caso de pessoas que sofrem de pré-diabetes ou de diabetes, a stevia pode ser uma alternativa em relação ao açúcar refinado.

O problema é fazer a remoção de forma radical. Fonte de energia para o organismo, o corte abrupto de açúcares e carboidratos está associado a alteração no humor, fadiga, dor de cabeça e outros sintomas que podem evoluir para quadros mais graves.

Para perder 5 quilos em uma semana, você deve começar mudando a alimentação. Reduza o consumo de carboidratos, aumente o de proteínas magras, verduras e legumes e tome mais água. Não se esqueça de praticar exercícios, tentando fazer pelo menos 150 minutos semanais de aeróbicos e dois ou três dias de treino intervalado.