Quantos quilos se perde em uma cirurgia de abdominoplastia?

Perguntado por: abarreto . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Embora a abdominoplastia não seja, de forma alguma, um procedimento de emagrecimento, as pacientes costumam, sim, notar uma diferença na balança. Com a remoção de pele e gordura, pode haver uma perda entre 1,5 a 4,5 kg.

Há um limite da quantidade de gordura que pode ser retirada
Há um decreto do CFM (Conselho Federal de Medicina) que estipula que os médicos só podem retirar até 7% do volume corpóreo total do paciente, o que já é bastante.

No entanto, como cada caso é um caso, mesmo que fazer abdominoplastia acima do peso seja possível em alguns casos, é ideal que o paciente entenda que se estiver com o IMC muito acima do ideal, o resultado não será como desejado e, a perda de peso após o procedimento pode ainda acarretar em flacidez da pele.

A Abdominoplastia pode ser feita por qualquer pessoa acima do peso. Mito. O objetivo da cirurgia não é o emagrecimento em si, mas sim melhorar o contorno corporal e dar firmeza à região. Na verdade, quanto mais próxima estiver do peso real, melhor será o resultado e a recuperação.

Anestesia geral para abdominoplastia
É necessária a intubação traqueal, ou seja, é inserido um tubo pela traqueia para preservar a respiração do paciente. São feitas medicações para controlar a dor, as náuseas e vômitos. A principal vantagem dessa técnica é que ela é útil para cirurgias em qualquer parte do corpo.

A abdominoplastia é indicada a pacientes com muita sobra de gordura, extrema flacidez do músculo e excesso de pele na barriga. Também com leve sobrepeso (cerca de 5 quilos além do peso ideal desejado). Seu principal foco é a redução da pele local e do aspecto de flacidez.

A atividade sexual deve ser encarada da mesma forma e, por isso, o seu retorno deve ser de forma gradual e por volta dos 30 dias, tempo suficiente para os pacientes se recuperarem por completo.

São vários os fatores que podem impedir uma pessoa de realizar este tipo de cirurgia plástica, como por exemplo àquelas mulheres que têm pretensão de engravidar ou ainda aquelas pessoas em que é previsto um grande ganho de peso após a cirurgia, porque essas condições dependem de uma grande distensão do abdômen.

Cada litro de gordura aspirada pesa aproximadamente 900 g.

O risco médio de tromboembolia pulmonar após uma abdominoplastia é cerca de 1% ( referencia no artigo de 2008 publicado na revista brasileira de cirurgia plastica.

Primeiramente, utiliza-se a lipoaspiração para retirar os excessos de gordura, e em seguida, se faz a abdominoplastia para acabar com a flacidez, tendo um abdômen muito mais magro e definido ao mesmo tempo.

Depois de fazer uma abdominoplastia, a barriga fica exatamente como muitas pessoas sonham: lisa, seca e com zero flacidez.

O antes e depois da abdominoplastia é uma barriga mais chapada, sem o excesso de pele que atrapalha os movimentos, cria volume na região abdominal e gera desconforto e insegurança em quem possui a barriguinha mais flácida. Com a cirurgia a paciente passa a ter mais confiança e autoestima para mostrar sua barriga.

Na primeira semana a paciente se sentirá mais inchada, porém, em torno de 30 dias esse inchaço já se reduz em, pelo menos, 80%. É normal sentir inchaço, mas ele reduz com o passar das semanas. Na segunda semana, ainda haverá inchaço pós-cirurgia de abdominoplastia, mas os hematomas devem desaparecer com o tempo.

Essa posição também deve ser mantida por 15 dias, ou até que você não sinta mais dores. Você deve dormir de barriga para cima, nunca de lado ou de bruços.