Quantos quilos pesa um bebê de dois meses?

Perguntado por: oalvim . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Tabela de Peso e Crescimento do Bebê

Meninos – IdadeAlturaPeso
1 mês55 cm3.700 a 4.200 gramas
2 meses57 cm4.300 a 5.000 gramas
3 meses61 cm5.000 a 5.700 gramas
4 meses62 cm6.300 gramas

A abundância de frutas, legumes, verduras e grãos disponíveis no Brasil é enorme. Procure também variar os tipos e cortes de carne (frango, carne bovina e peixe), além de ovos, leite, iogurte natural e derivados. Se o seu filho torce o nariz para determinado alimento, tente oferecê-lo de outra forma.

Recém-nascido até 3 meses: essa é a fase que os bebês mais dormem por dia, entre 16 e 20 horas diárias. Os ciclos de sono dos recém-nascidos costumam durar de 1 a 4 horas e intercalados por 1 a 2 horas acordados.

Leite materno
Nos primeiros seis meses de vida, o ideal é que a alimentação do bebê seja feita exclusivamente de leite materno. Além de proporcionar perda de calorias para a mamãe, também garante o ganho de peso para o bebê.

Espera-se nos primeiros meses que o bebê ganhe algo em torno de 25 a 30 gramas por dia Segundo o Osteopata, há casos de bebês que ganham peso normalmente nos dois primeiros meses de vida, mas a partir disso deixam de ganhar ou baixam o ganho, por exemplo, de um quilo num mês para 200 gramas no mês seguinte.

Os recém-nascidos foram classificados pelo peso ao nascer, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em baixo peso (< 2.500 g), peso insuficiente (2.500 a 2.999 g), peso adequado (3.000 a 3.999 g) e macrossômico (> 4.000 g).

José Gabel é membro do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e comenta que nos primeiros meses o bebê cresce de 4 a 5 cm por mês. “Depois, com uns 3, 4 meses, ele cresce em média 3 cm. Depois diminui para 1,5cm a 2 cm por mês.

Sim! É normal que os recém-nascidos durmam muito nos seus meses iniciais de vida, principalmente nos primeiros dias. Eles dormem bastante por um bom motivo: o sono é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, do Sistema Nervoso Central e da memória do bebê e, por essa razão, deve ser priorizado pelos pais.

Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque. Estudos mostram, por exemplo, que o bebê é capaz de identificar o odor materno desde o sexto dia.

Com 3 meses, seu filho já terá o tronco mais firme e poderá ficar por mais alguns minutos assim. Logo ele será capaz de levantar a cabeça quando estiver de bruços e trocar de posição — de costas para a de bruços —. Esses grandes passos poderão acontecer, provavelmente, entre os 3 aos 6 meses de idade.

Quantidade de Horas Necessárias de Sono
Bebês com um mês de 16 a 18 horas de sono dia. Dois meses de 15 a 16 horas sono dia. Quatro meses de 09 a 12 de sono durante a noite e duas horas soneca durante o dia que varia de 02 a 03 horas cada uma.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

Os três mingaus Mucilon pesquisados, da Nestlé, têm na embalagem a indicação de que podem ser consumidos a partir dos 6 meses de idade. E os demais produtos não trazem qualquer indicação de idade. O Ministério da Saúde recomenda que até os 6 meses os bebês sejam alimentados apenas com leite materno.

O documento orienta a não oferecer água, chás e quaisquer outros alimentos para bebês de até seis meses de idade. Isso porque o leite materno possui a quantidade ideal de água e de outros nutrientes e vitaminas essenciais para o desenvolvimento adequado do bebê nessa faixa etária.

Nesta fase, é recomendado uma dieta rica e variada, com bastante frutas, cereais integrais, laticínios, legumes e verduras. E evitar alimentos industrializados e gordurosos, que não acrescentam valor nutricional para o bebê e estimulam o ganho de peso na mãe.

Isso pode ser devido a ineficiência da sucção do bebê, por língua presa, ou disfunção motoral oral, baixa transferência de leite, estresse materno ou depressão perinatal, mãe com alguma cirurgia na mama que reduza a quantidade de glandula mamária, um processo infeccioso na mama, como a mastite.

Alguns sinais podem demonstrar que o bebê não está bem alimentado, isso pode acontecer por diversos motivos, como não conseguir mamar da maneira correta, o leite pode estar secando, ou ele está mamando poucas vezes ao dia. Para ser bem alimentado, o bebê precisa mamar, no mínimo, 6 vezes ao dia.

Os nossos estudos de bebés com um a seis meses, amamentados exclusivamente, mostram que tipicamente mamam entre 4 a 13 vezes por dia, entre 12 minutos e cerca de 1 hora em cada sessão de alimentação.

O bebê babar muito não costuma ser um problema, apesar de ser incômodo para os pais. Até os 18 meses, ele deverá babar bastante. Tenha em mente que é uma fase e a frequência irá diminuir até os dois anos. Mas, se o excesso parecer fora do comum, consulte o médico pediatra do seu filho.

Já sabemos também que o “final do leite” – chamado leite posterior – é mais rico em gorduras, portanto, “engorda” mais o bebê, isso quer dizer que ele deve mamar até esvaziar a mama, chegando naquele leite mais amarelo e denso.