Quantos quilos de silagem um cavalo come?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 17 de maio de 2023
/ 5 17 votos

Assim, um potro com 200 kg, por exemplo, irá consumir de 6 a 7 kg de MS por dia. Esse valor deve ser corrigido para o teor de umidade do alimento.

até 50 kg

Em seu estado natural, os cavalos têm acesso à forragem para alimentação o tempo todo. Eles podem pastar até 50 kg por dia, durante um período de cerca de 12 horas.

Respondendo a nossa pergunta-chave do texto: é sim, amigo produtor. Em primeiro lugar, a silagem para cavalos pode ser uma alternativa de alimentação. Além da silagem de forrageira que é uma opção para o período da seca, quando não há pasto disponível, a de milho é muito utilizada.

7- Apesar de ser considerada uma fonte de volumoso, a silagem de milho possui mais energia digestível que os capins. Por isso, deve ser fornecida para os cavalos das categorias que têm maior demanda por energia e que estejam soltos.

Primeiro tenho que estar ciente que a silagem de milho é riquíssima em água contendo somente 30% de matéria seca, e que se considerarmos que um equino de 400 Kg tem que consumirem torno de 12 Kg de matéria seca, temos que saber que ele consumirá quase 3 vezes mais o volume de silagem do que de um feno.

Forneça quantidades pequenas de grãos ao equino durante o dia. Os cavalos também podem comer 200g de grãos para cada 50 kg de peso corporal diariamente. Alimente o seu animal com grãos em duas ou três porções espaçadas igualmente durante o dia.

A facilidade de erro do manejo nutricional dos cavalos é especialmente em relação a administração de rações aos animais que são formuladas baseadas no milho, que contém muito amido. O cavalo não digere muito bem o milho, podendo fermentar no estômago ou ao longo do intestino do animal.

A ensilagem pode ser usada como a única forma de volumoso para equinos, desde que seja de qualidade e fornecido várias vezes ao dia. É comum ensilagem feita de sorgo, milho, capim - elefante, cana-de-açúcar e até mesmo de alfafa.

16 horas

Na natureza, o cavalo passa mais da metade do dia a comer (ao redor de 16 horas), por isso devemos dividir a sua ração em várias porções pequenas por dia, deixando duas horas entre uma e outra. Quantas mais porções, melhor. Caso contrário, podem sofrer com cólicas.

O cavalo é um ser herbívoro, logo, mantém uma dieta rica em vegetais. Essa alimentação, nomeada de verde ou volumoso, baseia-se em capim fresco, feno ou silagem. O capim pode ser obtido por meio de pastagem, ingerido diretamente do chão, ou capineira, já cortado, consumido direto no cocho.

Baseado nessas características, entre os tipos de capim mais indicados para equinos, temos: Tamani, Massai, Quênia, entre outros, como os Cynodons (tifton, coastcross). Essas espécies de pasto que o cavalo pode consumir apresentam boa aceitação pelos animais, além de bons valores nutritivos e de proteínas.

Tifton

·Tifton: É um capim recomendado a pastoreio de equinos, muares, ovinos e caprinos. Possui uma taxa de proteína bruta de 33 % com qualidade superior e versátil, além de ser bastante nutritivo.

Um período de 2 a 3 dias é considerado ideal.

Um dos cereais mais utilizados na alimentação de eqüinos é o milho, que deve ser fornecido moído na forma de fubá grosso (o fino pode causar cólicas nos animais). Já o feno deve ser oferecido picado e sem poeira, pois esta pode afetar o sistema respiratório dos cavalos.

Então, o Capim Capiaçu surge como uma opção mais barata de sustento dos animais, com custo até três vezes menor. Também é uma boa alternativa para os períodos de seca. Esse capim também tem sido utilizado na produção de equinos.

A cana é uma excelente opção como suplementação volumosa no período de seca. Além de fornecer volume, ela é a matéria prima do melaço de cana, que por sua vez veio para trazer benefícios na suplementação da ração dos equinos, entre outros animais.

Invista em ração de qualidade
Os cavalos comem muito feno e capim, pois essa é a maior fonte nutritiva. Porém, a ração para cavalo entra como um dos impulsionadores para o desenvolvimento muscular, afinal de contas, o corpo é reflexo do que ele se alimenta.

Caso o cavalo esteja muito abaixo do peso normal, procure uma ração extrusada, de alta caloria e rica em proteína. Misture 500~700 g de ração para cada 100 kg de peso do cavalo a uma porção de palha de igual volume. Ou ofereça a mesma quantidade de uma mistura de flocos de cevada e farelo de arroz umedecido.

O sal mineral para cavalo é composto por macro e micro elementos essenciais como cobre, zinco, cálcio, fósforo, sódio, entre outros. Eles são indispensáveis à saúde do seu animal e garantem um melhor desempenho, evitando problemas como a desidratação e desgaste dos músculos.