Quantos quilos de fezes a gente carrega no intestino?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Essa é uma pergunta comum, mas a resposta pode surpreender muitas pessoas. O intestino humano pode armazenar até 4,5 quilos de fezes, dependendo do tamanho e da capacidade de cada pessoa.

Consuma alimentos ricos em probióticos, como kefir, kimchi, picles, repolho cru, cebola, alho, tomate, banana, aveia, linhaça, gergelim e amêndoas. O vinagre de maçã também é considerado probiótico e ajuda na limpeza intestinal.

Um dos primeiros sinais da obstrução intestinal é a parada na eliminação de fezes e gases. A prisão de ventre pode vir acompanhada de dor abdominal, inchaço, náuseas, vômito e diminuição do apetite.

36 horas

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.

Geralmente, leva de 6 a 8 horas para que o alimento passe pelo estômago até o intestino delgado e depois para o intestino grosso. Uma vez que o alimento parcialmente digerido chega ao seu cólon com segurança, ele pode permanecer lá por mais de um dia e continuar a ser decomposto.

A causa mais comum de constipação é a baixa ingesta de alimentos com fibras e o grande consumo de gorduras. As fibras, tanto solúveis como insolúveis, fazem parte das frutas, vegetais e cereais.

A maioria das pessoas terá entre uma evacuação de três vezes ao dia a três vezes por semana”, acrescentou May. “Em qualquer lugar nesse intervalo, consideramos normal.” Quando se trata de movimentos intestinais como medida de saúde, a frequência não é o único fator importante.

Não se trata de uma condição ou doença, mas sim de um reflexo natural do corpo. No entanto, o reflexo gastrocólico pode ser imediato, fazendo com que o indivíduo tenha que ir ao banheiro logo após a refeição, caso haja alguma condição de saúde, e sinta dor, cólica, diarreia e prisão de ventre.

Sendo assim, é possível esvaziar o intestino usando laxantes osmóticos. Laxantes osmóticos são aqueles que puxam água para as fezes, o que acelera o trânsito intestinal e a eliminação de fezes.

Antes de mais nada, é preciso saber que alimentos ricos em fibras como ameixa, abóbora, aveia, chia, laranja e mamão contribuem para a formação do bolo fecal servindo como laxante.

Beber água morna com limão logo pela manhã; Fazer massagem na barriga; Estabelecer uma rotina de horários disciplinada para se alimentar, se exercitar e evacuar; Ingestão maior de probióticos para recuperar a flora intestinal.

Uma maneira de analisar se o preparo foi efetivo é observando as fezes. Se estiverem líquidas e quase incolores, a limpeza do intestino está correta.

A obstipação intestinal pode causar a doença hemorroidária devido ao esforço excessivo na hora de evacuar. Também provoca um aumento da pressão no local, fazendo com que elas fiquem inchadas e/ou sangrem.

Dulcolax é um laxante de ação local que atua diretamente na parede do intestino. Sua substância ativa, o bisacodil, estimula o movimento intestinal e promove acúmulo de água dentro do intestino, facilitando a eliminação das fezes.