Quantos quilos de capim Tamani por hectare?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

A semeadura deve ser feita com 3 a 4 kg/ha de sementes puras e viáveis.

É um capim de fácil manejo, indicado para solos de alta e média fertilidade e com resistência às cigarrinhas das pastagens. Avaliada em parcelas sobre cortes manuais, a BRS Tamani alcançou a produção anual de 15 toneladas/hectare de matéria seca de folhas na região de Campo Grande (MS).

Resultados de pesquisas sugerem a necessidade do uso de níveis variando de 50 a 300 kg/ha, sendo a dose mais baixa considerada mínima para se evitar a degradação do pasto, enquanto as mais elevadas são aconselhadas para incrementos na produção de forragem e, consequentemente, na taxa de lotação (número de animais por ...

Entre as principais cultivares de capim-elefante, a BRS Capiaçu é também a que apresenta o maior teor de proteína (ver tabela 1).

Baseado nessas características, entre os tipos de capim mais indicados para equinos, temos: Tamani, Massai, Quênia, entre outros, como os Cynodons (tifton, coastcross). Essas espécies de pasto que o cavalo pode consumir apresentam boa aceitação pelos animais, além de bons valores nutritivos e de proteínas.

capim Miyagi

Conheça o capim Miyagi, a pastagem que cresce em poucos dias.

Dentre as forrageiras mais comuns, destaca-se a braquiária decumbens (braquiarinha), mas o andropogon também apresenta boa resistência à seca. É importante lembrar que durante o período seco ocorrem, também, baixas temperaturas e dias curtos, fatores que afetam negativamente o crescimento e a produção das forrageiras.

1,3 m

Este capim tem porte ereto e médio podendo alcançar a altura de 1,3 m. Seu crescimento é cespitoso e promove uma excelente cobertura de solo. Detentor de um excelente desempenho animal, o Capim Tamani é ideal para a pastagem de bovinos, ovinos e equinos.

Apresenta como características porte baixo, com alta produção de folhas de alto valor nutritivo (elevados teores de proteína bruta e digestibilidade), produtividade e vigor, sendo de fácil manejo e resistente às cigarrinhas das pastagens.

Os melhores tipos de capim para gado

  • Brachiaria Brizantha. Também conhecida como Braquiarão, é uma forrageira de fácil manejo e alto índice nutricional, o que garante maior capacidade de produção. ...
  • Brachiaria Decumbens. ...
  • Brachiaria Humidicola. ...
  • Brachiaria Ruziziensis. ...
  • Panicum Maximum.

Comumente, elas são divididas em três grupos, de acordo com as suas características botânicas, bem como suas capacidades adaptativas e produtivas: coloniões, braquiárias e tiftons. A seguir, veja os tipos de capim mais recomendados para o gado e algumas particularidades dos grupos.

A cultivar BRS Capiaçu apresenta produção média de 100 t/ha/corte de massa verde, ou seja, 300 t/ha/ano em três corte anuais. Este potencial de produção representa cerca de três vezes a produção de biomassa obtida com as culturas do milho e do sorgo.

Recomendando-se 10kg sementes / hectare com qualidade de pureza 40% e 85% de germinação (ou seja, VC 34%) obtém-se 3,4 Kg de sementes puras viáveis (40% de 10 Kg x 85%).

A época de plantio tradicionalmente utilizada na implantação de pastagens é bastante ampla; vai desde as primeiras chuvas, no início de setembro, até março. São diversos os fatores que levam os produtores a plantarem em diferentes épocas.