Quantos quilos de capim a vaca come por dia?

Perguntado por: hvasconcelos5 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Sabemos que uma vaca precisa comer em torno de 3% do seu peso vivo por dia, então um animal de 600kg vai precisar consumir 18kg de matéria seca (MS) por dia.

Vacas de alto potencial de produção devem apresentar um consumo de matéria seca equivalente a pelo menos 4% do seu peso vivo, no pico de consumo. Vacas que são ordenhadas três vezes ao dia, consomem 5 a 6% mais matéria seca do que se ordenhadas duas vezes ao dia.

Por exemplo, um boi de 400 kg de PV irá consumir cerca de 10 kg de MS/dia, que equivalem a, aproximadamente, 30 kg de silagem, ou 40 kg de capim verde, ou 12 kg de feno.

15 kg

Diariamente, uma vaca em lactação consome cerca de 15 kg de matéria seca, o que corresponde a 3% do peso vivo de uma vaca de 500 kg. Diariamente, uma vaca em lactação consome cerca de 15 kg de matéria seca, o que corresponde a 3% do peso vivo de uma vaca de 500 kg.

Uma vaca produzindo 30 kg Leite/dia, pesando 600 kg irá consumir ao redor de 22 kg/dia de matéria seca de dieta. Lembre se: vaca come dieta! Se essa dieta possuir 50% de silagem de milho na sua composição, estamos falando de um consumo de matéria seca de silagem de 11 kg/dia.

À medida que o sistema de produção se intensifica, essa média sobe. Sistemas de pastejo contínuo adubado rotacionado, irrigado, alternado, podem aumentar a capacidade de suporte para algo entre 15 e 20 cabeças de gado por hectare, ou mais.

Para vermos a lotação, consideramos que uma vaca de leite come por volta de 2,5 a 4% do peso vivo (de corte ao redor de 1,8%) em massa seca por dia. Ou seja, um animal de 500 kg x 3% comerá 15 kg de massa seca por dia. Sendo assim, se o meu piquete produz por dia 150 kg de massa seca, temos uma lotação de 10 animais.

As vacas têm necessidade de consumir cloreto de sódio (sal de cozinha) e outros sais minerais para se manter saudáveis. É que essas substâncias são indispensáveis para a contração dos músculos, a formação dos tecidos ósseos e a manutenção do equilíbrio das principais funções orgânicas dos animais.

As melhores pastagens para o rebanho bovino vão do Capim Mombaça ao Brachiarão

  • Brachiaria humidicola. O Brachiaria humidicola é ideal para ser cultivado na região Norte e no Pantanal. ...
  • Brachiaria decumbens. O Brachiaria decumbens é perfeito para ser cultivado em regiões de Cerrado. ...
  • Brachiaria ruziziensis.

1 HECTARE DE CAPIM CAPIAÇU TRATA DE 90 CABEÇAS NO SISTEMA DE CONFINAMENTO.

“Normalmente a recomendação para um animal adulto de 450 quilos seria algo em torno de 30 quilos de silagem por dia. Pode ser também 40 quilos de massa verde, se você cortar o capiaçu e oferecer no cocho por cabeça de 450 quilos”, diz Pires.

As fêmeas precisam de mais alimento que os bois para ganho de peso. Com pouco capim, perdem rendimento de carcaça, já menor por natureza. Com suplementação, o produtor drena seu ganho porque gasta mais com ração e ureia para um animal menos valorizado que o boi.

A engorda de boi no cocho precisa de uma ração que combine volumosos, proteínas, energéticos, suplementos minerais e vitamínicos, além de aditivos no concentrado. O espaço indicado no cocho é de 70 centímetros para cada animal, assim, todos podem ter acesso ao alimento ao mesmo tempo.

O sal oferecido aos bovinos tem micro e macronutrientes que auxiliam na saúde e manutenção do peso. Portanto, a resposta para a pergunta por que o boi lambe sal é que existe uma necessidade de substâncias que podem estar faltando na pastagem. Com isso, a necessidade de consumo de sal surge.

Recomendando-se 10kg sementes / hectare com qualidade de pureza 40% e 85% de germinação (ou seja, VC 34%) obtém-se 3,4 Kg de sementes puras viáveis (40% de 10 Kg x 85%).