Quantos quilos de Capiaçu um boi come por dia?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

“Normalmente a recomendação para um animal adulto de 450 quilos seria algo em torno de 30 quilos de silagem por dia. Pode ser também 40 quilos de massa verde, se você cortar o capiaçu e oferecer no cocho por cabeça de 450 quilos”, diz Pires.

Comumente um bovino em confinamento consome, por dia, de 12 a 22 kg de silagem de milho, dependendo de outros volumosos e da quantidade de ração concentrada oferecida.

Em média, um boi consome 14 quilos de comida e até 60 litros de água por dia. Para engordar, o animal precisa de fibras, proteínas, fonte de energia, minerais e vitaminas. A dieta tem que ser balanceada por um nutricionista, que precisa encontrar o equilíbrio entre o menor custo e o bom desempenho.

1 HECTARE DE CAPIM CAPIAÇU TRATA DE 90 CABEÇAS NO SISTEMA DE CONFINAMENTO.

Para que ganhos mais altos possam ser obtidos no sistema de engorda de bovinos em pasto, 3 tipos de alimentação deverão ser fornecidos ao gado: forragens, concentrados e minerais. Oferecer forragem de qualidade, tenra e nutritiva é o primeiro passo para um bom manejo. Esse é o objetivo básico do manejo das pastagens.

Diariamente, uma vaca em lactação consome cerca de 15 kg de matéria seca, o que corresponde a 3% do peso vivo de uma vaca de 500 kg. Diariamente, uma vaca em lactação consome cerca de 15 kg de matéria seca, o que corresponde a 3% do peso vivo de uma vaca de 500 kg.

Vacas Secas: 9 a 15 kg, por cabeça ao dia; Touros: 1,5% do peso vivo; Bezerros e novilhas: 5 a 6 kg ao dia; Gado em engorda: em torno de 3% do peso vivo.

A média de consumo por animal é de 4% do peso vivo ao dia. Por exemplo: um animal de 400 quilos terá um consumo de 16 quilos de pasto todos os dias. Agora, vamos multiplicar esse número pelos dias do ano, 365, o que resulta em 5.8 toneladas de pastagem por ano.

Qual o tempo de engorda de boi a pasto? Todo o processo dura 18 meses. O descarte do animal é realizado aos 20 meses.

A silagem de milho é a fonte de forragem (volumoso) mais utilizada no Brasil para alimentação de vacas leiteiras (Silva e Millen, 2019), e para bovinos de corte confinados (Silvestre e Millen, 2021).

Em um confinamento adequado, aquele que atua conforme as boas regras de manejo, sanidade e bem-estar animal, pode chegar a um peso médio de 1,8 kg/dia.

A engorda de boi no cocho precisa de uma ração que combine volumosos, proteínas, energéticos, suplementos minerais e vitamínicos, além de aditivos no concentrado. O espaço indicado no cocho é de 70 centímetros para cada animal, assim, todos podem ter acesso ao alimento ao mesmo tempo.

“Desse total, é indicado que 40% do alimento consumido sejam concentrados e 60% sejam volumosos”, salienta Monique. Sendo assim, por exemplo, se o animal pesa 500kg ele precisa consumir 3% desse valor, que correspondem a 15kg de matéria seca por dia (teoricamente 6kg de concentrado e 9kg de volumoso na matéria seca).

A produção de biomassa pode chegar a 100 t/ha/corte de massa verde e até 300 t/ha/ano em três cortes anuais. Esse potencial pode superar em torno de três vezes a cultura do milho e sorgo.

Portanto, se a ensilagem acontecer muito cedo (entre 50 e 80 dias), suas perdas vão ser altas por conter muita umidade. O ideal é que a ensilagem do Capiaçu aconteça entre 90 a 100 dias de rebrota (ou quando a matéria seca estiver entre 18 a 20%).

“Já, com a Capiaçu, é possível colher 280 toneladas a cada ano”, comemora. O custo do plantio é de R$ 3 mil por hectare e, quando bem manejada, a lavoura chega a durar cerca de 15 anos.

Quanto de peso o boi ganha? Geralmente, o ganho de peso ideal por animal ao dia é de 1 a 1,5 Kg. Porém, vários fatores influenciam: clima, pastagem, alimentação, manejo, suplementos. O produtor pode monitorar o ganho de 50 kg por mês.

Vitamina B12 atua na síntese de energia, aumentado a ingestão alimentar e melhorando o estado nutricional da vaca.

A média de cabeças de gado em áreas de pastagem no Brasil, de acordo com os dados do Censo Agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017, é de 0,97 UA/ha, ou seja, na média, algo próximo a 1 cabeça de gado por hectare.

O sal oferecido aos bovinos tem micro e macronutrientes que auxiliam na saúde e manutenção do peso. Portanto, a resposta para a pergunta por que o boi lambe sal é que existe uma necessidade de substâncias que podem estar faltando na pastagem. Com isso, a necessidade de consumo de sal surge.