Quantos quilos a pessoa ganha com creatina?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Quantos quilos a pessoa ganha com creatina? É comum praticantes de musculação citarem que os ganhos de peso com a creatina variam entre 2 e 5 kg.

Hoje, sabe-se que para obter os efeitos da creatina na performance seu uso precisa ser crônico e não há a necessidade de fazer a saturação, a dose diária recomendada é de 0,07g X kg. Assim, um homem de 80kg necessita de 5,6g de creatina por dia para manutenção dos níveis no músculo.

Conhecida por causar retenção de água, a creatina recebeu por um tempo a fama de provocar inchaço corporal. Porém, a retenção de água que ela provoca é pequena e ocorre dentro das células Esse, inclusive, é um fator que favorece o aumento do crescimento das fibras musculares, em resposta ao treinamento de força.

Tempo de Absorção da Creatina
Quando doses maiores que 10g são administradas, esse pico pode ser atingido em até 2h30. Já doses únicas de 5g atingem seu pico em torno de 1-2h pós ingestão.

A seguir, indicamos 6 dicas que são fundamentais para quem está tentando aumentar de peso de forma saudável:

  1. Comer de 3 em 3 horas. ...
  2. Incluir proteínas em todas as refeições. ...
  3. Consumir gorduras boas. ...
  4. Comer pelo menos 3 frutas por dia. ...
  5. Beber pelo menos 2,5 L de água por dia. ...
  6. Realizar atividade física.

O consumo contínuo de creatina - em dias de exercícios e treinos, bem como nos dias de descanso - favorece um rendimento maior e o fortalecimento dos músculos.

– Verdade: A creatina não aumenta a necessidade de ingestão hídrica, o indivíduo deve continuar ingerindo a mesma quantidade de uma pessoa “normal”, sugere-se consumir 35 ml a 50 ml/kg de peso ao dia. Ex: pessoa de 100 kg = 3.500 ml a 5.000 ml de água.

Creatina é um composto de aminoácidos responsável por trazer diversos benefícios para o corpo humano. Estudos mostram que a creatina pode aumentar a massa muscular, força e desempenho no exercício, além de efeitos positivos em doenças neurológicas e outras doenças crônicas.

A creatina é um suplemento muito utilizado e ela pode ser tomada antes ou depois dos treinos. A creatina no pré-treino favorece mais a hipertrofia; já no pós-treino, ela passa a ajudar na recuperação do glicogênio muscular (mais interessante para quem treina mais de uma vez ao dia).

A creatina pode ser ingerida tanto antes quanto depois do treino. No entanto, é válido ressaltar que esse é um amplo debate entre profissionais da área da saúde, já que até o momento não há comprovação científica sobre qual horário é mesmo o indicado para tomar o suplemento.

A suplementação de Creatina pode sim facilitar o ganho de massa muscular, bem como proporcionar outros benefícios para quem treina pesado.

Caso tenha aumentado a dosagem para 5 gramas, sem efeito após 4 semanas, você pode seguir o protocolo de saturação da creatina. Converse com seu nutricionista sobre o uso do suplemento por 5 a 7 dias em uma dosagem de 20 gramas, seguida da manutenção com 5 gramas ao dia.

O uso de creatina pode gerar absorção de água, o que causa inchaço no rosto. Além disso, o inchaço pode ser causado por anafilaxia, uma reação alérgica ao suplemento.

É possível consumir a creatina em jejum e isso até mesmo pode ser eficiente para a sua absorção no geral.

Posso tomar creatina antes de dormir? Não, pois pode atrapalhar o sono, já que é uma fonte de energia para fazer exercícios físicos ao longo do dia.

Conforme proposto e recomendado pela Anvisa, sugerimos a ingestão de 3g de creatina uma vez ao dia. Vale destacar, mais uma vez, que esta dose é recomendada para pessoas com mais de 19 anos.

6 vitaminas para ganhar massa muscular (com info nutricional)

  1. Vitamina de banana e amendoim. ...
  2. Vitamina de batata-doce e cacau. ...
  3. Vitamina de açaí e iogurte grego. ...
  4. Vitamina de leite e tâmaras. ...
  5. Vitamina de beterraba. ...
  6. Vitamina vegetariana.

Embora não seja possível determinar a quantidade específica de músculo que se ganha num mês, sugere-se que, em média e de forma generalizada, os homens treinados ganhem cerca de 0,66 kg. Os ganhos podem ser superiores em iniciantes, uma vez que se trata de um novo estímulo, tendo por isso um impacto maior.