Quantos quilômetros tem a terra em linha reta?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A circunferência da Terra tem aproximadamente 40.075 km, portanto, para viajar "sobre a Terra" do Brasil (por exemplo) até sua antípoda, o Japão (ou o mar ao sul do Japão), percorremos 20.037 km em linha reta.

O nosso planeta tem 149 milhões de quilômetros quadrados de terra.

A velocidade linear de movimento de um satélite geoestacionário deve ser de aproximadamente 11000 km/h.

1,666 Km/h

É o movimento que a Terra faz em torno de si mesma ou no eixo imaginário que passa pelos seus pólos. A duração desse movimento é de 24 horas, ou seja, mais precisamente de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, e sua velocidade é de 1,666 Km/h na altura do equador. Nos pólos a velocidade é nula.

Contudo, há outra via na briga por esse ranking aqui mesmo no Brasil, a Avenida Joaquim Teotônio Segurado, localizada em Palmas, no Tocantins. Toda a via tem 26km de extensão, dos quais 10,2km são em linha reta, como pode ser observado em uma busca no Google Maps.

Avenida Caxangá

Um das mais famosas megalomanias recifenses é poder dizer que tem (ou tinha) a maior avenida em linha reta da América Latina: a Avenida Caxangá.

Euclides nos Elementos

Quando a geometria foi formalizada pela primeira vez por Euclides nos Elementos, ele definiu uma reta geral (reta ou curva) como "comprimento sem largura", com uma linha reta sendo uma linha "que se encontra uniformemente com os pontos em si".

A linha imaginária que separa a Terra do espaço é chamada por nós de linha de Kármán, nome dado em homenagem ao físico húngaro-americano Theodore von Kármán.

5100 km

O centro da Terra – ou, mais precisamente, o núcleo terrestre – encontra-se a uma profundidade que vai de 5100 km até 6370 km.

4,543 × 10^9 anos

Conforme a classificação da Organização das Nações Unidas (ONU), há atualmente 193 países no mundo, que são reconhecidos diplomaticamente de forma ampla pelas diversas instituições mundiais.

100 km

A linha Kármán, a 100 km de altitude, é considerada frequentemente como o limite entre atmosfera e o espaço exterior.

Os dados confirmaram as teorias de outros cientistas, estabelecendo a altitude de 118 quilômetros como sendo a fronteira final da Terra. Acima dessa altitude, pode-se considerar que começa o espaço exterior.

Um satélite em órbita não está além do alcance da gravidade da Terra. Na verdade, a gravidade é o que o mantém lá – sem gravidade, ele voaria em um caminho reto. À medida que ele orbita, está sempre caindo, embora nunca chegue ao chão.