Quantos quilômetros faz com um litro de álcool?

Perguntado por: ccastro8 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Sabemos que o etanol tem um desempenho de 70% em relação ao desempenho da gasolina. Então, por exemplo, se um carro faz 10 km com um litro de gasolina, provavelmente ele fará 7 km com um litro de etanol.

Consumo na cidade: 7,3 km/l (etanol) e 10,4 km/l (gasolina). Consumo na estrada: 7,7 km/l (etanol) e 10,9 km/l (gasolina).

Então, o cálculo será: 400 km ÷ 40 litros = 10 km/litro.

30 km por litro no álcool tá bom no site da zona tá Econômica não tá no Alto olha só tem muita gente acha que o álcool é muito Gastão é e hoje tá acesse o motor fosse.

diesel

O veículo a diesel é mais econômico no uso de combustível pois o preço do diesel é bem menor do que a gasolina e o rendimento é superior.

etanol

O etanol apresenta certo grau de acidez, o que leva a uma maior corrosão das peças do motor do veículo. Já a gasolina possui um baixo poder de corrosão, bem como tem a capacidade de realizar a limpeza de peças do motor quando este estava sendo utilizado com etanol.

Portanto, não há qualquer tipo de inconveniente técnico em misturar gasolina e etanol na proporção que for da preferência do proprietário. Ou ainda ao abastecer com um ou outro isoladamente. Ademais, vale lembrar também que, por força da legislação, a gasolina brasileira tem 27% de etanol em sua composição.

etanol

Em geral a melhor opção é: (Na média, uma relação de 73% ou menos do preço do etanol em relação ao preço da gasolina, favorece o uso do álcool. Se for 74% ou mais, use gasolina.)

O consumidor deve dividir o valor do litro de etanol pelo valor do litro da gasolina. Se der até 0,70, o álcool compensa mais. Segundo o engenheiro Gabriel Branco, especialista em motores, um veículo abastecido com etanol rende, em média, 30% a menos do que se estivesse com gasolina.

Para saber o valor do combustível por quilômetro é simples, basta dividir o valor médio do litro da gasolina pelo consumo médio do carro. Exemplo: Se a gasolina custa R$ 6,50 e o seu carro roda 12 km com um litro, a conta fica assim: 6,50/12 = 0,54 — esse é o valor gasto por quilômetro.

É simples: se o carro faz 15 quilômetros por litro de gasolina na rodovia, por exemplo, e a viagem será de 810 quilômetros, serão 54 litros consumidos. Basta, então, multiplicar 54 pelo preço do litro da gasolina no posto em que você abastece.

Calcule o total de combustível necessário: Multiplique a distância total da viagem pelo inverso da eficiência de combustível. Por exemplo, se o seu veículo tiver uma eficiência de 10 km/l, você precisará de 1/10 de um litro de combustível para percorrer 1 km.

Combustível necessário = distância / consumo médio
Dessa forma, a quantidade de gasolina mínima para percorrer os 100 km seria 20 litros de gasolina. Para chegar ao valor da quantia gasta em viagens mais longas é preciso apenas substituir as distâncias.

Autonomia mista com etanol dentro de um ciclo misto de cidade e estrada: 563 km. Autonomia mista com gasolina dentro de um ciclo misto de cidade e estrada: 660 km.

O motor atual é flex, que teve a capacidade aumentada para 162,7 cc e consegue fazer facilmente mais de 40 km/l com gasolina.

390 km

Outro aspecto favorável ao combustível derivado do petróleo é a autonomia maior. No caso da CG, que tem tanque de 16,1 litros, chegaria a 660 km. Com etanol, seria de pouco superior aos 390 km.

Confira a seguir os valores de consumo e autonomia da CG 160 Titan: Consumo misto entre cidade e estrada com etanol de 35 km por litro. Consumo misto entre cidade e estrada com gasolina 41 km por litro.

Uma outra vantagem do etanol é que ele é mais limpo que a gasolina, pois ele contém muito menos carbono e, portanto, ele deixa o motor mais limpo e reduz a formação de depósitos carboníferos. E, finalmente, ele é também mais limpo em termos ecológicos, pois suas emissões de Co2 são inferiores às da gasolina.

Álcool, gasolina e diesel, entenda as validades. Começamos pelo etanol (ou álcool), que tem o prazo de validade mais prolongado em relação aos outros dois combustíveis. Isso porque, quando armazenado corretamente, ele pode durar até 1 ano sem perder nenhuma de suas propriedades.

“Por ser um excelente detergente, o etanol pode ajudar a limpar o sistema, principalmente válvulas e injetores”, diz o especialista, lembrando que a gasolina aditivada possui a mesma função e pode ser aplicada com o mesmo fundamento.

Se o motorista prefere autonomia, o ideal é abastecer apenas com gasolina. Isso porque o consumo do derivado do petróleo é menor. Mas se faz questão do desempenho, não há dúvidas, o melhor é encher o tanque com etanol.