Quantos primogênitos morreram no Egito?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

9ª Trevas: Moisés estendeu a mão para o céu e uma terrível escuridão encobriu o sol por três seguidos; 10ª Morte dos primogênitos: Todos os filhos primogênitos dos Egípcios, desde Faraó, passando pelos empregados, inclusive dos animais foram mortos.

Porquanto tendo se obstinado o Faraó e não querendo deixar-nos partir, Yahweh matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o filho mais velho do homem até as primeiras crias dos animais. É por isso que sacrificamos a Yahweh todo primeiro filhote macho entre os animais.

Mesmo com o alerta de que os primogênitos morrerão caso não tenham passando o sangue de cordeiro na porta de casa, Uri renegará o Deus dos hebreus e será morto por ele, devido ao fato de ser primogênito de Hur.

Com o fracasso desse plano, o faraó foi por um caminho mais extremo e ordenou que seus soldados matassem todos os bebês do sexo masculinode hebreus, na expectativa de que as mulheres que sobrassem se casassem com egípcios no futuro, tornando-se egípcias.

26 Todas as almas que foram com Jacó ao Egito, que saíram de seus lombos, sem as mulheres dos filhos de Jacó, todas foram sessenta e seis almas.

O texto sagrado fala que 600 000 homens cruzaram o Mar Vermelho para o Sinai. Incluindo mulheres, crianças e idosos, eles poderiam passar de 3 milhões – o equivalente a toda a população do Egito na época.

Na passagem bíblica, a travessia do Mar Vermelho durou uma noite inteira. Ou seja, a duração de um tsunami não seria tempo suficiente para que todos os israelitas fugissem.

Josué e Calebe, foram as duas únicas pessoas que saíram do Egito junto com Moisés, e o povo de Israel e entraram na Terra Prometida. Eles compartilhavam da mesma fé, e juntos, se dedicavam a obedecer o que Deus lhes falava.

Governantes do Antigo Egito sofriam de desnutrição e tinham expectativa de vida de 30 anos.

A maioria dos homens e das mulheres viviam além dos 40 anos, com alguns adentrando os 50 — muito tempo naquela época.

Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).

Acredita-se que ele morreu na praga final do Egito, a morte do primogênito.

Amenhotep, o filho do faraó Ramsés e da rainha Nefertari, é atingido pela décima praga e morre, para desespero do faraó. A partir dessa praga, o faraó decide, finalmente, libertar os escravos.

Jetro morre após se despedir de Abner e Haya e pede a Natan que siga suas instruções. Elda e Balaque mentem para Betânia, dizendo que Adira e seus filhos morreram no meio do deserto e que seus corpos já foram enterrados.