Quantos Prêmio Nobel tem o Brasil?

Perguntado por: equarteira2 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

O Brasil ganhou cinco Copas do Mundo. Mas nunca ganhou um Prêmio Nobel. O Brasil ganhou oito campeonatos de Fórmula Um. Mas nenhum Nobel.

Nobel completou 120 anos premiando poucas mulheres e nenhum brasileiro | Agência Brasil.

Embora não tenha tido a honra de ganhar o primeiro Nobel, dividido entre um norueguês e um holandês, o país com maior número de laureados com o Prêmio Nobel é, disparado, os Estados Unidos. A economia mais rica do mundo possui 32 ganhadores, ainda que muitos deles sejam estrangeiros naturalizados norte-americanos.

Porque o Brasil não tem ganhador do prêmio Nobel? Por pura politicagem. Já poderíamos ter tido Nobel de Literatura, de Medicina, da Paz… Desde 1901, foram concedidos quase 600 Prêmios Nobel , distribuídos para mais de 60 diferentes nações.

Apesar disso, ela nunca recebeu a honraria criada por Alfred Nobel. Einstein só viria a receber o Prêmio Nobel em 1922, mas não pela teoria da relatividade, e sim por uma descoberta menos revolucionária, mas também com grandes implicações científicas e tecnológicas: o efeito fotoelétrico.

Os laureados recebem uma quantia em dinheiro, proveniente pela Fundação Nobel, uma medalha e um diploma. O valor do prêmio nesta edição chega a 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 900 mil dólares). A entrega de fato do prêmio está marcada para 10 de dezembro, em Estocolmo (Suécia).

Tu, a única mulher chinesa e primeira cientista do país a receber um Prêmio o Nobel, se tornou conhecida por descobrir nos anos 70 a artemisinina, um princípio ativo contra a malária com o qual foi possível salvar milhões de vidas nas últimas décadas.

Linus Pauling

O ilustre químico americano Linus Pauling é a única pessoa a ter sido laureado sozinho por duas vezes.

Ao longo dos mais de 100 anos do Prêmio Nobel, poucas vezes uma mesma pessoa teve a honra de ser vencedor múltiplas vezes. Para ser mais preciso, o fato ocorreu apenas em cinco ocasiões, em um universo de mais de 900 premiados. Conheça quem foram as pessoas e saiba em quais categorias ganharam.

A França é o país que tem o maior número de prêmios de Literatura na história do Nobel, 16 ao todo, com o de 2022.

Carlos Chagas (1878-1934) merecia o Prêmio Nobel por sua tripla descoberta: uma nova doença humana, o agente etiológico (ao qual denominou Trypanosoma cruzi, em homenagem ao mestre Oswaldo Cruz) e o inseto transmissor popularmente conhecido como “barbeiro”.

O motivo de o prêmio não ter ido para o brasileiro foi a política interna do Nobel. Até 1960, a regra era premiar apenas o chefe da equipe responsável pela descoberta.

O processo de escolha do Nobel começa com os comitês de cada área, responsáveis pelo envio de cartas para cientistas, professores e acadêmicos de diversos países solicitando indicações para a premiação. Anualmente, os comitês recebem entre 200 e 300 indicados.

Veja abaixo que foram os 10 últimos vencedores. 2021: Os jornalistas Maria Ressa (Filipinas) e Dimitri Muratov (Rússia), venceram "por seus esforços para proteger a liberdade de expressão, que é uma condição prévia para a democracia e a paz duradoura".

Apenas quatro escritores sul-americanos ganharam o Nobel de Literatura: os chilenos Gabriela Mistral e Pablo Neruda, o colombiano Gabriel Garcia Márquez e o peruano Mario Vargas Llosa.

Real Academia Sueca de Ciências

A Real Academia Sueca de Ciências é responsável pela seleção do escolhido para o Prêmio Nobel de Física e Química. O Instituto Karolinska para o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina. A Academia Sueca para o Prêmio Nobel de Literatura.

Só duas pessoas recusaram receber os seus Nobel: Jean-Paul Sartre, agraciado com o Nobel de Literatura em 1964, porque havia recusado todas as honras oficiais; e Le Duc Tho, vencedor do Nobel da Paz em 1973, em conjunto com o secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger, pelo acordo de paz no Vietname.

No entanto, naquele dia 22 de outubro em que o Instituto Nobel declarou Sartre como o vencedor na categoria Literatura, houve um estardalhaço na academia: o filósofo francês recusou o prêmio e o valor em dinheiro, pela primeira vez de forma voluntária. À equipe do Nobel, Sartre lançou uma nota.

Desde março de 1901, é concedido anualmente (com algumas exceções) àqueles que "fizeram o melhor trabalho pela fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução de exércitos permanentes e pela realização e promoção de congressos de paz". Pessoas que contribuíram com a manutenção da Paz no mundo.

Albert Einstein

Nascido em Ulm, na Alemanha, em 1879, Albert Einstein passou a vida estudando para desvendar os segredos do universo, para o qual abriu os olhos do mundo.

Gandhi nunca recebeu o prêmio Nobel da Paz, apesar de ter sido indicado cinco vezes entre 1937 e 1948. Gandhi iniciou um jejum no dia 13 de janeiro de 1948, em protesto contra as violências cometidas por indianos e paquistaneses. No dia 20 do mesmo mês, uma bomba foi lançada em sua direção, mas ninguém ficou ferido.