Quantos pracinhas ainda estão vivos?

Perguntado por: aparaiso3 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Pelo menos cem pracinhas permanecem vivos, de acordo com o censo da FEB (2020-2021). Os sobreviventes, segundo o Presidente Jair Bolsonaro, representam a “chama da liberdade”.

Neste momento já não existem sobreviventes. De acordo com a Enciclopédia Britânica, o número total de pessoas envolvidas no confronto é estimado em 65.038.810, sendo que morreram aproximadamente 10 milhões de militares.

De acordo com o site Casa da FEB, 119 pracinhas que ajudaram as forças aliadas contra a Alemanha permanecem vivos no país.

Em seis de junho de 1945, com a recusa do governo em prosseguir na invasão da Áustria, a FEB foi extinta, pois cumprindo a finalidade militar conforme ficou definido por ocasião do conflito.

454

Essa vitória brasileira foi a prova de que com força, garra e determinação, o Brasil conseguiu alcançar seus objetivos na Segunda Guerra Mundial. No total, o país teve 454 mortos, 2.064 feridos e 35 prisioneiros de um total de 25.445 militares que foram para a Itália.

Conhecidos como pracinhas, os 25 mil soldados veteranos da então Força Expedicionária Brasileira (FEB), criada em 1943, foram enviados à Itália para missões importantes, como a batalha de Monte Castello. Cerca de 500 deles morreram nos conflitos.

Ao final da guerra, a atuação brasileira havia resultado em 454 soldados brasileiros mortos em combate.

189 habitantes da cidade morreram, e, das 1121 casas ali existentes, 833 foram destruídas. Já os alemães perderam 54 de seus soldados, e outros 453 foram presos pelos brasileiros. A conquista de Montese foi decisiva para que a Operation Grapeshot pudesse ser bem-sucedida.

Desmond Doss

Desmond Doss (1919-2006) foi um militar norte-americano. Foi socorrista de guerra recebendo Medalha de Honra por salvar a vida de mais de 75 homens de infantaria durante a Batalha de Okinawa em 1945.

E lá estavam eles, Arlindo Lúcio, Geraldo Rodrigues e Geraldo Baêta. Três soldados do Brasil unidos pelo destino. Três glórias nacionais!

O Exército Brasileiro é formado por cerca de 360 mil soldados efetivos. Isso faz com que o nosso exército seja reconhecido como o maior da América Latina e um dos maiores do planeta. Além disso, o Exército é formado por cerca de 1,34 milhão de soldados reservistas (se apresentam uma vez por ano).

O Exército Brasileiro é responsável pelas operações militares em terra, com uma força de cerca de 235 mil soldados.

O Cemitério Militar Brasileiro de Pistoia é um cemitério localizado em Pistoia, Itália, que conteve corpos dos membros da Força Expedicionária Brasileira e também do 1.º Grupo de Aviação de Caça mortos em ação durante a Segunda Guerra Mundial e que hoje em dia serve como monumento para homenagear os combatentes ...

O termo pracinha deriva da expressão “sentar praça”, cujo significado é se alistar nas Forças Armadas. O vocábulo era atribuído aos soldados rasos, detentores da patente mais baixa da hierarquia militar.

Durante a II Guerra Mundial, em 1944, os soldados ganhavam US$ 50 de soldo por mês, ou US$ 676,51, convertendo o valor para o ano de 2016.