Quantos portas aviões tem o Brasil?

Perguntado por: uribeiro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Número de porta-aviões por país

PaísEm serviçoTotal
Alemanha07
Argentina02
Brasil02
Canadá03

A China

O novo super porta-aviões da China. Os Estados Unidos que se cuidem! A China desafia a superpotência - justamente nessa quase Guerra Fria 2.0 - sendo agora o único país do mundo com mais porta-aviões dessa linha na ativa.

A Marinha Russa tem apenas um porta-aviões no momento. É o porta-aviões pesado Almirante Kuznetsov com uma unidade de energia não nuclear. O navio de guerra está passando por reparos e modernização e espera-se que volte ao serviço em 2021.

Hoje os EUA possuem 11 super porta-aviões, com mais três em construção.

Eis o ranking dos países com porta-aviões (ativos em operações atuais): Estados Unidos: navios Gerald R. Ford e Classe Nimitz - total de 10. China: navios Liaoning, Shandong e Fujian. Reino Unido: navios Classe Queen Elizabeth - HMS Queen Elizabeth e HMS Prince of Wales.

O Brasil conta atualmente com cinco submarinos, sendo um da Classe "Tikuna", construído no Brasil e que ficou pronto em 2008, e quatro da Classe "Tupi", sendo o primeiro construído na Alemanha entre 1987 e 1989 e os outros três, iguais ao alemão, montados no Brasil, mas sem transferência de tecnologia, nas décadas de ...

O porta-aviões São Paulo, comprado do governo francês pela Marinha brasileira por US$ 12 milhões, chega hoje pela manhã ao Rio e será recepcionado em grande estilo na baía de Guanabara.

Força de embarcações de superfície
Em setembro de 2021, a Marinha do Brasil contava com um total de 90 navios. No que toca à instrução, a Escola Naval opera três navios de instrução, o Guarda-Marinha Jansen, o Guarda-Marinha Brito e o Aspirante Nascimento.

USS Gerald R. Ford

O maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald R. Ford, da Marinha dos Estados Unidos, foi colocado neste mês sob o comando da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Noruega. O navio e sua tripulação realizarão exercícios de treinamento no mar do país.

A decisão pelo afundamento do navio foi anunciada na última quarta-feira (1°) após a empresa turca Denizcilik (SÖK), que havia comprado, em 2021, o casco para reciclagem, abandonar a embarcação.

O Brasil não tem nenhum destroyer e tem seis submarinos. O País até tem um porta-aviões, o NAe A-12 São Paulo, mas ele foi desativado em 2017.

Mas, embora os dois porta-aviões iniciais da China tenham aumentado seu poder naval, sua capacidade ainda estava muito atrás dos EUA, que têm um total de 11 navios deste tipo em serviço.

A frota da Índia agora inclui dois porta-aviões, 10 contratorpedeiros, 12 fragatas e 20 navios de corveta, de acordo com a sua marinha.

Porta-aviões em operação. Porta-aviões são geralmente os maiores navios operados pela Marinha de um país. Um porta-aviões da classe Nimitz, alimentado por dois reatores nucleares e quatro turbinas a vapor possui 333 metros de comprimento e custa cerca de US$ 4,5 bilhões.