Quantos por cento posso colocar em cima de um produto?

Perguntado por: areis . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.

Para fazer isso, basta descontar do preço de venda do produto os custos relacionados a ele, por exemplo: compra de matéria-prima, custos de produção e despesas de divulgação. Em seguida, é só dividir o resultado obtido (que é o lucro atual) pelo preço de venda e multiplicar o resultado por 100.

Exemplo: um produto tem o valor de compra de R $ 50, a porcentagem de despesas fixas é de 10%, a porcentagem de despesas fixas é de 8% e a margem de lucro presumida é de 30%. Agora, basta pegar o preço do custo, que é R $ 50 e multiplicar por 1,9, o resultado da marcação.

Para definir o preço adequado de venda de um produto ou serviço você precisa analisar o equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus custos e despesas totais. O valor do seu produto deve igual ao custo das matérias primas ou hora de serviço, somado às despesas variáveis e fixas para realizar uma venda.

Existem, hoje, três tipos, as quais são diferenciadas pelo que incluem nos custos do serviço ou produto:

  • Margem de Lucro Bruto;
  • Margem de Lucro Operacional;
  • Margem de Lucro Líquido.

Seguindo as normas da ABNT, as margens de todos os trabalhos devem ser: Esquerda: 3 cm. Superior: 3 cm. Direita: 2 cm.

Apesar disso, cada empresa tem uma margem de lucro específica, pois esse percentual (valor) depende de diversas variações, como o setor, o tipo de produto e/ou serviço realizado, o preço, etc. Mas, em média, o lucro que se deve esperar é de: 30% a 20% para serviços. 10% a 20% para comércio.

Margem de lucro é a porcentagem do preço de um produto ou serviço que corresponde ao lucro da empresa. Isto é: a porcentagem do resultado da subtração das despesas e dos custos do preço do produto ou serviço, em relação a esse preço.

Normalmente, ele é utilizado na análise de demonstrativos de resultados trimestrais e anuais. Também chamada de margem de lucro líquido, a margem líquida é o resultado da divisão do lucro líquido da empresa pela receita líquida. E é claro, isso tudo após a dedução de todos os impostos e tributos.

% Margem de lucro bruta = [Lucro (valor de venda - valor de custo) / valor de venda] x 100.

Para calcular porcentagem de um valor multiplique a porcentagem que você está procurando pelo próprio valor. Por exemplo, se você quer calcular 35% de 500, multiplique 35 por 500. Fazendo isso você obtém o valor de 35 x 500 = 17500; Divida o resultado obtido por 100.

No cálculo simples, basicamente é acrescentada a porcentagem ao valor total da proposta. No caso do nosso exemplo, acrescentando 10% ao valor total de R$1.000,00, o valor final ficará R$1.100,00.

A taxa da Shopee é 14% sobre as vendas e anúncios, sendo que para lojistas participantes do Programa Frete Grátis também é cobrada uma taxa no valor de 6%. Além disso, o marketplace cobra uma taxa de serviço de 2%.

Avalie o preço dos concorrentes
É importante saber se o produto em questão estão em alta ou em queda. Isso também será de grande ajuda para ter uma perspectiva de faturamento, algo que vai deixar seu planejamento mais sólido. Vale a pena avaliar que empresa é essa e que público-alvo ela cobre.

Para que você possa entender melhor, podemos usar o seguinte exemplo: imagine que, após fazer os cálculos, tenha chegado a R$ 100 mil em receita total (vendas) e R$ 18 mil em lucro líquido. Aplicando a fórmula, temos o seguinte resultado: lucratividade = (R$ 18 mil / R$ 100 mil) x 100. lucratividade = 0,18 x 100.

Segundo as normas da ABNT, as margens dos trabalhos acadêmicos, sejam eles TCCs, monografias ou teses, devem ter as seguintes medidas: Esquerda: 3 cm. Superior: 3 cm. Direita: 2 cm.

A fórmula do cálculo do lucro é bem simples: lucro = receita total – custos totais. Definição de lucro. Basta subtrair a quantia que foi ou será destinada para vender e produzir os produtos da quantidade total de dinheiro que entrou.

As margens das normas da ABNT
Margem inferior: 2 cm. Margem superior: 3 cm. Margem esquerda: 3 cm. Margem direita: 2 cm.

4 dicas para aumentar a margem de lucro da empresa

  1. Precificação do produto. Como já conseguimos ver no decorrer desse texto, a precificação do seu produto/serviço é elemento muito importante no resultado de lucro ou prejuízo da sua empresa. ...
  2. Use a Tecnologia a seu favor. ...
  3. Atendimento ao cliente. ...
  4. Reduzir os custos.

Cinco passos para separar as finanças pessoais e da sua empresa

  1. Separe as contas bancárias. Embora pareça uma atitude óbvia, muitos empreendedores ainda não praticam. ...
  2. Defina um "pró-labore" ...
  3. Escolha uma ferramenta e faça registros. ...
  4. Faça reservas.