Quantos por cento do universo já foi explorado?

Perguntado por: obernardes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 13 votos

Era de ouro da cosmologia: conhecemos apenas 4% do universo. A maneira como o ser humano vê o universo está mudando. Cada vez mais, fica claro o quão pouco sabemos sobre ele. Na verdade, os cosmologistas têm a resposta: 4%.

O multiverso é um termo que os cientistas usam para descrever a ideia de que além do universo observável, outros universos também podem existir.

O universo tem um raio observável de aproximadamente 14 bilhões de anos-luz porque ele tem uma idade de aproximadamente 14 bilhões de anos.

"É muito mais difícil trabalhar nas profundezas oceânicas porque as condições são um grande desafio para a tecnologia." Ela ressalta que, nas missões espaciais, as comunicações são extremamente limitadas.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

A resposta correta é: 23 horas e 56 minutos. Esse intervalo de tempo é chamado de “dia sideral”.

78 bilhões de anos-luz.
Esta é o limite mínimo para o tamanho de todo o universo, baseado na distância atual estimada entre pontos que podemos ver a lados opostos da radiação cósmica de fundo; logo, representa o diâmetro do espaço formado pela radiação cósmica de fundo.

O que ocorre no espaço é que a massa permanece inalterada e o peso é inexistente (em razão da falta de gravidade).

Ora, se hoje o Universo se expande, é por que em algum momento ele deve ter tido densidade infinita e volume desprezível. A crença de que ele é infinito deve ter surgido de seu tamanho atual: 1 setilhão de Km e aproximadamente 15 bilhões de anos de existência.

1 cosmo, cosmos, macrocosmo, metagaláxia, sistema solar.

Ao infinito e além
"Se o universo é perfeitamente plano geometricamente, então ele pode ser infinito. Se for curvo, como a superfície da Terra, então seu volume é finito", afirma o PhD em Física. As medições atuais indicam que o universo é quase perfeitamente plano. Então seria infinito?

Um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias). Próxima Centauri, a estrela mais perto da Terra, está a 4,3 anos-luz de distância, ou seja, mais de 40 trilhões de quilômetros.

Todavia, em agosto de 2012, a União Astronômica Internacional definiu um valor mais exato para essa medida, assim, 1 ua = 149.597.870.700 m.

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu na última semana a galáxia mais distante já registrada. A galáxia, que recebeu o nome de HD1, está a cerca de 13,5 bilhões de anos-luz de distância.

Em 2020, a equipe anunciou a descoberta do planeta d, do tamanho da Terra e zona habitável, que está em uma órbita de 37 dias, junto com outros dois mundos.

O Centro de Lançamento de Alcântara é o principal espaçoporto e o centro operacional da Agência Espacial Brasileira. Ele está localizado no município de Alcântara, no Maranhão.