Quantos por cento do oceano já foi descoberto?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Somos cercados por água, mas a verdade é que não conhecemos quase nada do fundo do mar. Segundo a Organização Nacional Francesa de Hidrografia (OIH), após 200 metros de profundidade, só desbravamos 10%. Para alguns cientistas, o universo sob as ondas é menos conhecido do que a superfície da Lua.

Oceanos do Mundo
Isso faz com que seja o oceano menos explorado do mundo e que ainda abriga muitos mistérios sobre a fauna e a flora que lá vivem. Seu nome foi cunhado pelo explorador português Fernão de Magalhães no século XVI que o considerou mais calmo que o Atlântico e por isso, “pacífico”.

Já o recorde de profundidade em mergulho foi obtido em 2019. Na Fossa das Marianas, o submersível tripulado Limiting Factor, comandado pelo explorador ricaço Victor Vescovo, chegou a 10.928 metros.

As descobertas no Challenger Deep foram notáveis, incluindo afloramentos rochosos “vibrantemente coloridos” que podem ser depósitos químicos, anfípodes supergigantes semelhantes a camarões e holoturianos ou pepinos-do-mar que vivem no fundo.

No ano passado, a Nasa divulgou que o robô encontrou sinal de possível vida microbiana em Marte. O material foi achado na Cratera Jezero, onde o Perseverance pousou em 2021, e sugere que o ciclo geoquímico de formação do planeta é mais complexo do que se pensava.

A Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico Ocidental, é o lugar mais fundo do oceano.

O fundo do mar se estende pela esteira oceânica profunda, um verdadeiro subsolo sob o oceano. A 200 metros abaixo do nível do mar, quase não há luz. A partir de 1.000 metros, trata-se de um mundo de escuridão absoluta e um frio entre zero e quatro graus Celsius. A pressão é cem a mil vezes maior do que na superfície.

baleia-azul

A baleia-azul é o maior animal do planeta, podendo atingir cerca de 30 metros de comprimento.

Oceano Pacífico

Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.

Atlântico

Oceano que banha o território brasileiro: Atlântico.

A parte mais profunda dos oceanos do mundo, localizada na parte sul da Fossa das Marianas e conhecida como a Depressão Challenger, tem aproximadamente 10.935 metros de profundidade. Mas além das belas e ligeiramente estranhas criaturas das profundezas do oceano, o que se esconde abaixo?

As intensas pressões no fundo do oceano tornam um ambiente extremamente difícil de explorar. Embora você não perceba, a pressão do ar empurrando para baixo em seu corpo ao nível do mar é de cerca de 15 libras por polegada quadrada.

300 metros

Os cientistas ainda não determinaram, em consenso, um limite prático para a profundidade em que podemos sobreviver debaixo d'água. A maioria dos mergulhadores profissionais não passa de 300 metros de profundidade, ou seja, 30 atm. Isso equivale a sentir o peso de 45 toneladas sobre o corpo.

A Terra é envolta de uma enorme massa de água. Essa água divide-se em oceanos, mares, lagos, rios, águas subterrâneas.