Quantos por cento do oceano foi descoberto?

Perguntado por: upacheco . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Somos cercados por água, mas a verdade é que não conhecemos quase nada do fundo do mar. Segundo a Organização Nacional Francesa de Hidrografia (OIH), após 200 metros de profundidade, só desbravamos 10%. Para alguns cientistas, o universo sob as ondas é menos conhecido do que a superfície da Lua.

O local mais profundo do Atlântico fica na Fossa de Porto Rico, um local denominado Depressão Brownson, a 8.378 m. A expedição também confirmou os 10.924 m da Depressão Challenger, na Fossa das Marianas, como o ponto mais profundo do Pacífico à frente da Depressão Horizon (10.816 m), na Fossa Tonga.

Somos cercados por água, mas a verdade é que não conhecemos quase nada do fundo do mar. Segundo a Organização Nacional Francesa de Hidrografia (OIH), após 200 metros de profundidade, só desbravamos 10%. Para alguns cientistas, o universo sob as ondas é menos conhecido do que a superfície da Lua.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

O mito de Atlântida surgiu há cerca de 2.500 anos em duas das obras de Platão. Nelas, a cidade perdida teria afundado no mar após perder uma guerra para Atenas.

O Centro de Lançamento de Alcântara é o principal espaçoporto e o centro operacional da Agência Espacial Brasileira. Ele está localizado no município de Alcântara, no Maranhão.

Razões para aviões não voarem sobre o Pacífico
Alguns aviões conseguem voar entre 3 e 6 horas com uma das turbinas quebradas, mas, dependendo de onde o problema ocorra, a distância a ser percorrida em um voo sobre o Oceano Pacífico pode ser maior e, com isso, não haver lugar disponível para o pouso de emergência.

Composição do fundo do oceano
Assim como na plataforma continental, os materiais que recobrem essa região são predominantemente areia, rochas e lama — composta por sedimentos minerais e restos de organismos marinhos.

Em uma viagem realizada com um submersível no final de 2019, Vescovo foi o ser humano a chegar na maior profundidade da história, batendo o recorde. Submarino de Vescovo em mergulho. (Créditos da imagem:Five Deeps Expedition/Divulgação).

1 – Fossa das Marianas
A Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico, nas Ilhas Marianas, é o local do ponto mais profundo do mundo. Chamada de Challenger Deep, a depressão tem cerca de 11 km de profundidade abaixo da superfície.

Isso faz com que seja o oceano menos explorado do mundo e que ainda abriga muitos mistérios sobre a fauna e a flora que lá vivem. Seu nome foi cunhado pelo explorador português Fernão de Magalhães no século XVI que o considerou mais calmo que o Atlântico e por isso, “pacífico”.

Essa é a realidade da Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico Ocidental, o ponto mais profundo do oceano, que chega a quase 11 mil metros.

A astrônoma paulista Duília Fernandes de Mello, de 50 anos, passa suas horas olhando para estrelas, constelações e corpos celestes no espaço.

Identificado como TOI 700 e, ele está em uma "zona habitável", isto é, está em uma região de seu sistema planetário que permite a presença de água líquida em sua superfície, viabilizando a existência de vida.

A Nasa (agência espacial dos EUA) anunciou a descoberta de um planeta com tamanho parecido ao da Terra e que pode ser habitável. Chamado de TOI 700 e, o planeta orbita uma zona em que é possível haver água no estado líquido, crucial para a existência de vida como conhecemos.

A lenda do Eldorado, que se fundava na crença de uma cidade repleta de ouro, cujo príncipe tinha também o corpo dourado, foi ouvida pelos primeiros conquistadores espanhóis que se fixaram, no século XV e XVI, nas costas da atual Colômbia e Venezuela, então chamada Terra Firme ou Terra Santa.

O avanço do mar se deve a várias causas naturais. O crescimento desenfreado da população, junto com a falta de conscientização da sociedade a respeito deste tema, faz com que ele se agrave cada vez mais.