Quantos por cento da população brasileira tem nível superior?

Perguntado por: obittencourt . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O número de pessoas com ensino superior no Brasil tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1991, apenas 10,5% da população brasileira tinha concluído o ensino superior. Em 2019, esse número subiu para 19,3%.

No Brasil, o ensino superior ainda é acessível para poucos: só um quinto dos jovens de 18 a 24 anos estão cursando faculdade. Segundo dados do IBGE apresentados pelo Inep no Censo da Educação Superior 2021, a maioria dos jovens dessa idade (42%) concluiu o ensino médio, mas não seguiu os estudos.

As faculdades formam 32 mil profissionais por ano, mas o país precisa do dobro desse contingente.

Educação superior no Brasil é historicamente limitada e necessita de políticas públicas de acesso. Apesar da expansão das políticas de inclusão, o acesso ao ensino superior brasileiro ainda está restrito a uma parcela pequena da população.

Em 2021, 17,7% dos jovens brasileiros cursavam uma graduação, taxa que era de 17,8% em 2020 e de 18,3% em 2019. Os dados do último censo são de 8,9 milhões de matrículas nas universidades, considerando qualquer faixa etária, sendo 77% na rede privada.

Além disso, 58,1% tinham o ensino médio completo ou superior incompleto e 41,9% eram sem instrução ou com, no máximo, ensino médio incompleto. Entre as grandes regiões, o Sudeste concentrou o maior percentual de pessoas nesta situação, 39,8%, seguido do Nordeste com 29,8%.

Em média, apenas 6 de cada 10 estudantes concluem o ensino médio. Um problema que compromete a qualificação profissional e a geração de renda. Um estudo da FIRJAN-SESI mostra os graves impactos da evasão escolar no Brasil. Apenas seis em cada dez alunos concluem o ensino médio no Brasil.

Só 1 em cada 4 alunos que sai da escola pública faz o Enem.

Mais da metade das matrículas (59,2% das feitas em instituições públicas e 53,7% das privadas) são de alunos com idade entre 19 e 24 anos. Já o percentual de alunos com idade entre 25 e 29 anos está na faixa dos 18%.

O ensino superior, na verdade, engloba uma série de outros cursos, que não se restringem apenas à faculdade em si. Apesar da faculdade ser uma porta de entrada para o ensino superior e outros cursos a utilizarem como um pré-requisito, ela é apenas a primeira fase desse nível acadêmico.

Levantamento da consultoria IDados aponta que 525 mil trabalhadores com diploma, entre 22 e 25 anos, são considerados sobre-educados - exercem ocupações que não exigem faculdade; pandemia deve agravar esse cenário.

Brasileiros param os estudos na graduação
O levantamento também descobriu que, ao terminar os estudos da graduação, o brasileiro não passa para as próximas etapas de estudo. No País, apenas 0,84% dos jovens entre 25 e 64 anos com Ensino Superior completo possuem mestrado, a média da OCDE é de 14,33%.

O tempo máximo de integralização do curso de graduação é de 50% acima do seu tempo de integralização mínimo. Ou seja, se você está estudando em um curso previsto para durar 3 anos, precisa terminá-lo em até 4,5 anos.

E de acordo com a mais recente edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, a evasão é ainda mais expressiva em cursos na área de tecnologia, atingindo 66,5% dos alunos. No geral, a falta de recursos financeiros para pagar as mensalidades e a necessidade de se dedicar ao trabalho são os principais motivos apontados.

Mercado

  • 1º USP.
  • 2º UNIP.
  • 3º UFMG.
  • 4º Mackenzie.
  • 4º UFRJ.

Estados Unidos – 43,1% população com ensino superior.