Quantos pontos vale a prova da PF?

Perguntado por: equarteira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

A última seleção para a Polícia Federal (PF) foi em 2020, e teve como banca organizadora a Cebraspe, exigindo um nível técnico maior no exame. As notas de corte do concurso PF para o cargo de Agente foi de 75 pontos. Para o cargo de Escrivão, a nota de corte foi de 66 pontos.

Os números não mentem, com mais de 250 de aprovados, o curso preparatório que mais aprova no Brasil possui a melhor nota do Reclame Aqui! As carreiras policiais, são destaque do AlfaConcursos Públicos, compondo um total de 57% no número de aprovados da PF, 53% aprovados da PRF e 40% DEPEN.

Pontuação mínima para aprovação: 48 pontos.

Ser aprovado na Polícia Federal é algo difícil! Mas essa jornada não é impossível, com dedicação e com tempo, qualquer um que tenha foco e determinação, consegue ser aprovado na PF. São vários vídeos, conteúdos, redações e simulados necessários na preparação rumo a vaga sonhada.

Idealmente, o seu percentual de acerto deve ficar no mínimo acima de 50%. No entanto, o parâmetro para esses valores pode variar de acordo com a relevância de determinado conteúdo em um edital.

Polícia Federal – PF Administrativo
O edital do concurso Polícia Federal (concurso PF Administrativo) é aguardado para 2023.

O salário inicial de um Policial Federal pode variar de R$ 12.522,50 até R$ 23.692,50, conforme o cargo e estão entre as melhores remunerações iniciais do funcionalismo como um todo, de acordo com levantamento feito pelo Painel Estatístico de Remunerações do Ministério do Planejamento.

Cada um dos 4.071 candidatos as 100 vagas de escrivão de polícia civil terão uma disputa de 40,71 por vaga. Já para auxiliar de autópsia são 39,40 candidatos por vaga - 1.182 inscritos para 30 vagas. A menor concorrência ficou com o cargo de médico legista,12,40, sendo 248 candidatos para 20 vagas.

5 concursos públicos de nível superior mais fáceis de passar

  • 1 . CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento)
  • ANA (Agência Nacional de Águas)
  • 3 . Ancine (Agência Nacional do Cinema)
  • BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)
  • 5 . Finep (Financiadora de Estudos e Projetos)

Provas do concurso PF não terão inclusão de Inglês
Sobre este tópico a diretora de gestão trouxe um alívio para muitos candidatos. De acordo com ela, neste concurso não serão cobradas questões sobre Língua Inglesa.

A formação dura cerca de 5 meses, com aulas e treinamento em período integral e quem concorre a vaga de escrivão, precisa fazer uma prova prática de digitação.

Concurso PRF: qual peso da Avaliação de Títulos na nota final? Para avaliar o peso da nota da Avaliação de Títulos, é preciso analisar como foi o último concurso PRF. Na última seleção, cujo edital foi publicado em 2018, a prova objetiva valia 120 pontos e a discursiva, 20 pontos.

Bloco I, com 60 questões: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico. Bloco II, com 36 questões: Informática. Bloco III, com 24 questões: Biologia, Física e Química.

Como regra do concurso, você precisa obter pelo menos 50% de êxito, tanto nas questões que valem até 60 pontos, como também na redação que vale até 40 pontos, ou seja, precisa obter pelo menos uma nota 30,000 nas questões e 20,000 na redação.