Quantos pontos para não ser rebaixado no Brasileirão 2022?

Perguntado por: oquaresma5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Segundo a ferramenta, 50 pontos é o número mágico para escapar da tão temida Série B.

Além disso, saberemos com mais exatidão se realmente 43 pontos será suficiente.

Faltando uma rodada para o encerramento do Campeonato Brasileiro, três equipes já estão rebaixadas para a Série B. Juventude, Avaí e Ceará jogarão a Segunda Divisão do campeonato nacional em 2023. Atlético-GO e Cuiabá são os times que ainda correm risco de degola na última rodada.

Desde 2006, a média para não cair à Série C é de 45 pontos. Em oito das 15 edições nos pontos corridos, times se salvaram com pontuação menor, incluindo os dois últimos anos: 44 (Náutico, em 2020) e 41 (Figueirense, em 2019).

Levando em consideração todos os campeonatos de 2006 para cá, ano em que a CBF fixou a primeira divisão em 20 clubes, existe uma pontuação 'mágica' que evita queda para a Série B: nenhum clube que atingiu 46 pontos ao longo das 38 rodadas foi rebaixado.

Times rebaixados da Série A

  • Atlético-GO.
  • Ceará
  • Avaí
  • Juventude.

A Série A do Campeonato Brasileiro vai continuar com quatro clubes rebaixados na edição de 2023.

O total de pontos necessários para o retorno, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é 63 pontos.

1933: O Rubro Negro terminou na última colocação do estadual, como o Flamengo era um dos donos da federação carioca, jamais cairia pra segunda divisão, o clube fazia parte da criação do regulamento, e os flamenguistas alegam que não havia rebaixamento naquele ano, sendo que em 1916 já existia segunda e terceira divisão ...

O rebaixamento do Avaí, na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, fez com que o clube catarinense se isolasse na lista de mais vezes rebaixados da Série A desde que os pontos corridos começaram, em 2003. O Leão da Ilha chegou a cinco descensos no período (2011, 2015, 2017, 2019 e 2022).

Além das quedas de Grêmio e Bahia, o Sport e a Chapecoense também já estavam confirmados para a segunda divisão do ano que vem. Em contraponto, Botafogo, Goiás, Coritiba e Avaí garantiram o acesso à elite e retornam para a Série A de 2022.

Além de Cuiabá, Flamengo, Santos e São Paulo, na Série A, outros 13 clubes, sendo 10 destes na Série C, ostentam o orgulho de jamais terem sido rebaixados na história do Brasileirão.

Basta uma vitória contra o Náutico, já rebaixado para a terceira divisão, para o Grêmio garantir matematicamente o seu retorno à Série A. Se vencer os pernambucanos, os gaúchos chegarão a 61 pontos e não poderão mais serem alcançados por times fora do G4.

Os times rebaixados para a Série B de 2023

  • Fernando Alves/EC Juventude. Juventude. ...
  • Divulgação/Avaí Avaí ...
  • Felipe Santos / Ceará SC. Ceará ...
  • Atlético-GO. O rebaixamento do Atlético-GO para a Série B do Brasileirão na 38ª rodada, depois do empate por 1 a 1 com o Atlético-GO.

Na última edição do certame nacional, a Chapecoense bateu o "recorde" de pior campanha de todos os tempos dos pontos corridos ao somar apenas 15 pontos (13% de aproveitamento). Até então, o posto era do América-RN, em 2007, com 17 pontos.

A cada ano, quatro clubes sobem para a Série A e quatro caem para a Série C.

Atual Formato
Durante o decorrer da temporada (de maio a dezembro), cada clube joga duas vezes contra os outros (em um sistema de pontos corridos), uma vez em seu estádio e a outra no de seu adversário, em um total de 38 jogos. As equipes recebem três pontos por vitória e um ponto por empate.

Porém, os 45 pontos não sempre necessários pois pode acontecer de a margem ser bem menor, por exemplo, em 2019 o Ceará, que terminou com 39 pontos poderia ter escapado com apenas 37.