Quantos planetas Terra cabem dentro no Sol?

Perguntado por: dpaz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

O Sol é 109 mil vezes maior do que a Terra. No Sol cabem 1,3 milhões de planetas Terra.

- A superfície da Terra é 13,5 vezes maior que a superfície da Lua, porque a área varia com o quadrado do diâmetro. - Como o volume varia com o cubo do diâmetro, o volume da Terra é 49,6 vezes o volume da Lua. (5 520 kg/m3 e 3 340 kg/m3) a Terra tem uma massa 81,3 vezes maior que a massa da Lua.

Resumo sobre o Sol
É a única estrela do Sistema Solar, conjunto de corpos celestes (planetas, planetas-anões, asteroides, cometas, meteoritos) que gira em torno do Sol. Tem 333 mil vezes a massa da Terra, e suas dimensões são 110 vezes maiores do que as do nosso planeta.

O atual detentor do título de maior planeta já encontrado é do TrES-4b, um exoplaneta localizado na constelação de Hércules, a 1.435 anos-luz da Terra, segundo a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

Sol e NML Cygni
Finalmente, chegamos à hipergigante vermelha NML Cygni tem raio que a torna 1.650 vezes maior que o Sol. Esta é uma das maiores estrelas (considerando o raio) que conhecemos, sendo também uma das mais luminosas que fazem parte da Via Láctea.

O planeta, chamado Wolf 1069 b, provavelmente é rochoso, pode ter uma atmosfera e abrigar condições necessárias para água existir como líquido, vapor e gelo. Dos mais de 5.000 exoplanetas já descobertos, aproximadamente 12 deles têm massa semelhante à da Terra e povoam zona habitável do universo.

TOI 700

A Nasa (agência espacial dos EUA) anunciou a descoberta de um planeta com tamanho parecido ao da Terra e que pode ser habitável. Chamado de TOI 700 e, o planeta orbita uma zona em que é possível haver água no estado líquido, crucial para a existência de vida como conhecemos.

Com o padrão norte-americano, o número máximo de pessoas que a Terra seria capaz de suportar é de 1,3 bilhão; e com o padrão haitiano seria de 23,8 bilhões — comparou o docente. Atualmente, a população da Terra é de 8 bilhões de pessoas, alcançadas na reta final de 2022, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Nisso, a luz azul do espectro eletromagnético é mais dispersa, mas a vermelha, não. Isso faz com que a Lua fique com aparência avermelhada conforme nasce. Mas, enquanto sobe pelo céu, a luz refletida encontra cada vez menos atmosfera, o que confere a cor amarelada.

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

Atualmente, ele é formado por oito planetas, sendo eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os chamados planetas rochosos, mais próximos do Sol, são formados predominantemente por rochas. Já os planetas gasosos, localizados mais distantes do Sol, são constituídos por gases diversos.

Após 11 bilhões de anos, esse hidrogênio vai acabar. Com a interrupção da produção de energia, o núcleo não conseguirá suportar o peso das camadas mais externas e sofrerá um colapso, o que aumentará muito a sua temperatura.

Estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas. As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

Ao meio-dia solar, o Sol atinge sua altura máxima no céu e a superfície recebe a maior quantidade de energia solar possível desse dia. Entretanto, a temperatura máxima do ar ocorre algumas horas após o meio-dia solar.