Quantos pés de milho cabe em uma hectare?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

A população ideal para maximizar o rendimento de grãos de milho varia de 30.000 a 90.000 plantas por hectare, dependendo da disponibilidade hídrica, da fertilidade do solo, do ciclo da cultivar, da época de semeadura e do espaçamento entre linhas.

Produtividade do milho safrinha
Em ambas as situações, o estande ideal de plantas ideal pode variar de 2,3 a 3,7 sementes por metro, podendo-se aumentar esta densidade de plantas na linha em cultivos sob irrigação.

O espaçamento utilizado tradicionalmente pelos produtores era o de 80 cm a 90 cm entre linhas. Contudo, desde a última década, vem sendo cada vez mais adotado o espaçamento reduzido. Isso é, plantio deve ser feito com 45 cm a 50 cm entre linhas.

Milho: campeão de produtividade alcança 302,98 sacas por hectare.

O valor da saca do milho está cotado hoje em R$ 54,83.

Dessa forma, para quem comprou insumos ainda em setembro de 2021, há um pequeno lucro de 1,72 sacas por hectare, enquanto para quem deixou para comprar em 2022, o prejuízo é certo, de pelo menos 20,3 sacas por hectares.

Lembrando que o milho é um grande consumidor de água, necessitando de 5 mm por dia, em média. Considerando um ciclo de 120 dias, seriam necessários 600 mm de água durante todo o ciclo para que a cultura expresse seu potencial.

Na safra 2022/23, segundo o levantamento, os produtores estão desembolsaram R$ 5.610,78 para semear um hectare. As projeções quanto à área, produção e produtividade para o milho segunda safra 2023/24 ainda não foram divulgadas pelo Imea.

Como vimos, a produtividade brasileira atinge cerca de 5 mil quilos por hectare. Mas é possível aumentar muito essa produtividade com investimentos em insumos e tecnologia. Em algumas regiões do mundo, é possível ter uma produtividade de até 30 mil quilos por hectare.

Os adubos mais indicados para ele são: NPK 16-16-8; NPK 4-14-8.

Para produção de milho-verde o período para colheita pode variar entre 80 e 100 dias. Já, para produção de silagem este período pode ser de 90 a 110 dias.

Após o plantio do milho deve-se cultivar uma espécie aproveitadora de resíduos como: amendoim, soja ou centeio. Após a colheita das plantas aproveitadoras, devem-se cultivar plantas recuperadoras de solo como: adubação verde, feijão de corda e batata doce.

O milho BRS Gorutuba é uma variedade de polinização aberta e ciclo superprecoce, apropriada para regiões onde o período chuvoso pode não ser longo o suficiente para que as cultivares precoces completem seu ciclo reprodutivo, sem redução do potencial produtivo.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), setembro e novembro são os melhores meses para semear a silagem e o milho-verde nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Já na segunda safra, também conhecida como safrinha, a melhor época para plantação de milho é logo após a colheita da safra de verão.

As áreas irrigadas, por sua vez, podem atingir mais de 200 sacas por hectare. Portanto, possuir um sistema de irrigação faz com que cerca de 60% da água seja contida pelo solo. Essa quantidade é suficiente para o ciclo de desenvolvimento do milho, garantindo uma boa qualidade do produto final”, concluiu.

Plantar milho consome muitos nutrientes da terra. Por isso, é imprescindível que você prepare o solo para ter uma boa colheita. Ele precisa ser bem drenado e fértil, rico em húmus e bastante adubo composto. Além disso, a terra precisa receber diretamente a luz do sol.