Quantos peixes foram pegos na pesca maravilhosa na Bíblia?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Na tradição cultural, ao longo da história, o número 153 teve muito significado. Por exemplo, segundo o Evangélico, é o número de peixes que Saõ Pedro pescou com as suas redes no lago de Tiberíades na passagem da pesca milagrosa.

"Cento e cinquenta e três." Na primeira ocorrência, Lucas não nos conta quantos peixes foram pescados, pois havia alguns entre eles que não valiam a contagem; mas na segunda ocorrência, vocês perceberão que o número exato é registrado: "cento e cinquenta e três." Que motivo Pedro tinha para contar os peixes?

Os 153 peixes, como conta o Evangelho de João no capítulo 21, foram pescados por alguns dos discípulos (Pedro, Tomé, Natanael, Tiago, João e outros dois discípulos).

Alimentando os 5000
Este milagre também é conhecido como "milagre dos cinco pães e dois peixes", dado que João reporta que cinco pequenos pães de cevada e dois peixinhos, fornecidos por um garoto, foram utilizados por Jesus para alimentar a multidão.

Inspiremo-nos no Mestre, a fim de termos a sabedoria de aproveitar as oportunidades cotidianas de progresso que nos são oferecidas, a humildade e a coragem de não nos deixar sucumbir diante dos insucessos de uma “pesca improdutiva”, e a confiança para atender-lhe as amorosas orientações.

Trata-se de um símbolo de prosperidade e abundância. Também pode significar fertilidade. Para os chineses, o peixe simboliza a sorte. Já a carpa representa resistência, coragem e perseverança.

Os cristãos para se identificarem desenhavam no chão o peixe, assim podiam conversar sobre Cristo com outro cristão, sem correr o risco de ser atacado por um perseguidor, hoje esse simbolo continua a ser usado por algumas denominações cristãs e com o passar dos tempos essa figura veio se associando ao Cristianismo.

Jesus realiza o milagre da pesca no mar da Galileia | Jesus - YouTube.

3 - Após a despesca, lave a rede para retirar a lama e o muco dos peixes. Isso evitará que ratos sejam atraídos durante a secagem. 4 - Seque a rede sempre na sombra, os raios solares queimam a rede e com o tempo degradam o nylon.

Quando saltaram para o chão, viram algumas brasas com peixe e pão. Jesus disse-lhes: "Tragam o peixe que acabaram de apanhar". Simon Peter entrou no barco e arrastou a rede cheia de peixes grandes para a costa: cento e cinquenta e três.

Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes.

Mas naquela noite eles não pescaram nada… Nada até que um homem na praia lhes disse que lançassem as suas redes do outro lado. Uma tremenda recolha de peixes – 153 peixes grandes – que ameaçaram a quebrar as redes. Que pescaria! Pedro entendeu então que esta era a pescaria de Jesus, não a sua própria.

“E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos; E todos comeram, e ficaram fartos. E levantaram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe.

A multiplicação dos pães e dos peixes
Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida, partiu os pães e os deu aos discípulos.

Jesus realiza o milagre da multiplicação dos pães e o faz a partir da debilidade de um menino que portava somente cinco pães e dois peixes: “Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” (Jo 6, 9).