Quantos parágrafos tem que ter uma introdução?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Tanto a introdução quanto a conclusão necessitam sempre de apenas um parágrafo.

Uma boa introdução conversa diretamente com o título e o desenvolvimento do seu texto. Ela requer dinamismo e fluidez da explicação, além da organização das ideias de forma simplificada. Ainda que objetiva, a introdução precisa ser chamativa.

4. Parágrafos: Uma redação de 20 a 30 linhas deve conter, no mínimo, quatro parágrafos e, no máximo, cinco. Um parágrafo para introdução, de dois a três parágrafos de desenvolvimento, e um para a conclusão.

A conclusão é o último parágrafo de seu texto e o ideal é que ele seja desenvolvido em cerca de 7 linhas. É hora de concluir o tema discutido e sugerir pelo menos uma proposta de intervenção para resolver o problema.

Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.

Sim, isso pode acontecer: uma introdução pode ter dois parágrafos. Não existe qualquer perda de pontos por isso numa prova.

1) Uma introdução precisa ser direta, simples e objetiva
O tamanho ideal de uma introdução é de 2 ou 3 frases.

Logo, a estrutura da introdução perfeita deve apresentar: Contextualização + problematização + apresentação da tese + citação breve dos dois argumentos.

É a “conclusão” da sua introdução. Você deve citar o título e reiterar para o leitor a importância em prosseguir com a leitura. É um ponto decisivo, então, seja assertivo sem forçar o leitor. Nesta parte, é interessante usar palavras como “continue lendo”.

Introdução no Texto Dissertativo-argumentativo

  • O tema deve ser apresentado já na primeira frase.
  • Não há meios de fazer rodeios já na primeira frase do primeiro parágrafo.
  • Também é no primeiro parágrafo que está inserido a linha de raciocínio do autor.
  • O objetivo é convencer o leitor.

Para a ABNT uma introdução correta deve ter:

  • Em torno de 10 parágrafos;
  • Deve apresentar o tema do trabalho;
  • Conter o “problema de pesquisa”;
  • O objetivo final da pesquisa;
  • Explicar a metodologia utilizada em toda a pesquisa.

Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos. É bastante comum que autores consagrados da literatura utilizem períodos longos em cada parágrafo.

O desenvolvimento deve ter de 2 a 3 parágrafos, com cerca de 5 a 7 linhas cada um. É nessa parte em que você explica tudo sobre o tema e dá o foco desejado. É comum separar uma ideia para cada parágrafo. Por fim, a conclusão amarra todas as ideias e garante a finalização.

Resposta. Geralmente o uso de 5 ou 7 linhas na introdução, 5 linhas de desenvolvimento para cada parágrafo e 8 linhas na conclusão é um bom número. Claro que o tamanho do texto depende da linha e letra do autor também, por isso dizemos que não há um número exato de linhas, e sim uma média.

Isso significa que você não chega a ter a nota zerada se você passar de 30 linhas na redação do Enem. Uma dica importante para você conseguir uma boa nota, segundo especialistas, é fazer um texto acima de 20 linhas.

7

O número mínimo de linhas na redação do Enem é 7. Ou seja, todas as redações com menos 7 linhas são anuladas pela banca examinadora. Além disso, também existe um limite máximo de linhas: sua redação pode ter até 30.

Como fazer uma introdução perfeita para a redação do Enem
Uma introdução ideal para a redação Enem costuma ter as seguintes características: Menciona o tema central; Avisa o leitor de que algumas soluções serão dadas no texto; Comenta brevemente a gravidade do problema em questão.

3. Desenvolvimento do 2º parágrafo (8 a 12 linhas) – Desenvolvimento do 2º argumento; 4. Conclusão (4 a 6 linhas).

No D1, construa o fato-problema, no D2, discorra sobre o fato-solução. Lembre-se de que, neste momento, o de desenvolvimento, você criará a estrutura própria do texto dissertativo-argumentativo: o problema, a estratégia e a solução.

Para construir esses parágrafos de desenvolvimento você precisa:

  1. deixar claro de qual “parte” do problema você está falando;
  2. colocar em seguida qual sua sugestão de solução (tese);
  3. explicar essa tese com mais detalhes (argumentos).

Os tipos de introdução são:

  • Narração. Você pode pensar: “Narração no texto dissertativo-argumentativo?”. ...
  • Exemplificação. Esse recurso pode ser desenvolvido de duas formas: dados estatísticos e relatos de acontecimentos de conhecimento geral (fatos divulgados pelas mídias). ...
  • Alusão histórica. ...
  • Definição. ...
  • Citação.