Quantos pão francês pode comer por dia?

Perguntado por: mzagalo . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Não é necessário a exclusão do pão francês da sua vida, nem de outros alimentos, porém o consumo deve ser feito com moderação, talvez não seja problema você comer um pãozinho por dia.

De acordo com um estudo de 2017, pode ser uma boa ideia obter duas a três porções diárias de grãos integrais, que podem ser encontrados no pão, pois podem prevenir diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer colorretal, pancreático e gástrico.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele não faz mal à saúde, tampouco interfere em uma dieta para a perda calórica.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, cartilha referência para nutrição elaborada pelo Ministério da Saúde, recomenda seis porções diárias de alimentos ricos em carboidratos como pães, massas e cereais. O melhor que sejam de farinha integral, ou ainda que tenham nutrientes como o cálcio.

O pão, rico em carboidratos, é visto como vilão do emagrecimento por muita gente - principalmente durante a noite. Na teoria, ele é mais prejudicial à dieta nesse período porque, durante o sono, o funcionamento do nosso fica mais lento e, consequentemente, a metabolização do açúcar, também.

O pão pode estar presente no café da manhã e em alguma refeição principal, como almoço ou jantar. A porção recomendada é de 2 fatias de pão de forma por dia. Além de contribuir para a saciedade, os pães, especialmente os integrais, são compostos por fibras que ajudam no controle de peso e até na redução do colesterol.

Para tentar combater o alto consumo do pão branco, os profissionais de saúde indicam a substituição pelo pão integral. E de acordo com a nutricionista Maria Carolina Abrahão, o 100% integral é a melhor opção para a alimentação.

"Não tem nada de errado em consumi-lo, seja ele francês, tradicional (farinha branca) ou integral", conta a nutricionista Beatriz Borges. De acordo com ela, o importante é não exagerar no consumo e tentar associar outros nutrientes no lanchinho. Portanto, você pode comer pão na dieta sim.

O pão com ovo também passa na lista de itens aprovados pela nutricionista para o café da manhã. A receita é fonte de proteína e carboidratos, dois macronutrientes essenciais para a refeição. “É uma combinação bem interessante e que dá uma maior saciedade”, completa.

1. Pães e massas. A farinha refinada branca é uma das principais inimigas de quem quer manter o peso adequado e evitar a barriguinha. Os alimentos com esse ingrediente, como pães e massas, têm carboidratos mais suscetíveis à fermentação que levam aos gases e distensão abdominal.

Apesar de mais calórico, um pão francês (ou dois de forma) é mais saudável e engorda menos do que cinco biscoitos. A nutricionista Gisele Magalhães explica que há outros fatores que contam para o ganho de peso - entre eles, a presença de fibras e gordura.

Embora também não condene o pão francês em tempos de dieta, Baptista sugere o consumo em dias alternados. Nesse sentido, a nutricionista indica substituí-lo, por exemplo, por pães de fermentação natural. "Ou então por outras variedades, como o pão de milho ou de farinha de amêndoa."

Uma boa forma de substituir o pão francês, feito com farinha branca, é comer tapioca, crepioca, cuscuz ou pão de aveia, que são boas opções, mas também é possível substituir o pão comum por alimentos ricos em proteína, como uma omelete com queijo, ou um ovo cozido, por exemplo.

Como o pão francês pode ser incluído na dieta?

  1. 1 – Consuma junto a uma fonte de proteína. Além disso, a proteína contribui para uma maior saciedade, sendo importante para os indivíduos que precisam reduzir peso. ...
  2. 2 – Adicione fibras. ...
  3. 3 – Combinações de pães para a dieta.

Corpo fraqueja – assim que os hidratos de carbono são excluídos da alimentação, o cérebro perde a sua principal fonte de energia, o peso começa a cair e o 'stock' de glicogénio começa a diminuir. Resultado: fraqueza, cansaço, náusea, confusão mental, insónia, mau hálito, boca seca, etc.

Por outro lado, se você quer ganhar massa muscular, uma ótima dica é consumir o pão francês como pré-treino (já que ele fornecerá energia rápida para a performance). No entanto, ele também funciona depois do esforço. “O carboidrato simples após alguns treinos de hipertrofia tem muita valia para quem quer anabolizar.

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, o pão de queijo é uma opção mais calórica e gordurosa, com 363 kcal e 24,6 g de lipídeos, comparado ao pão francês, com 300 kcal e 3,1 de gorduras. Além disso, o pão francês possui mais fibras: 2,3 g contra 0,6 g.

No quesito nutrição, eles também têm valores muito parecidos. O pão leva uma certa vantagem em alguns nutrientes, como proteínas, carboidratos e lipídios (9,8 g, 61,6 g e 2,2 g, respectivamente, para 100 g do produto).

Saiba como substituir a janta de forma equilibrada

  1. Prepare uma sopa de legumes. ...
  2. Ovo cozido com salada verde. ...
  3. Faça um suplemento de proteínas com abacate. ...
  4. Prepare um sanduíche de pão integral com frango ou peixe e vegetais. ...
  5. Faça tortas de legumes.

O café da manhã ganhou o título de refeição mais importante do dia na década de 1960, depois que a nutricionista americana Adelle Davis sugeriu que, para manter a forma e evitar a obesidade, deve-se “tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo. ”

Pode comer pão com ovo à noite? Não há qualquer problema em comer pão com ovo durante a noite. A nossa dica, no entanto, é fazer a sua última refeição pelo menos duas horas antes de se deitar, para evitar problemas com a indigestão.