Quantos palitos no pega vareta?

Perguntado por: ofigueiroa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

O jogo de pega varetas é composto de 31 varetas coloridas, cada cor possui um valor de pontuação diferente. O objetivo é retirar as varetas do monte sem mexer as demais, somando um número de pontos maior que o oponente. Pode ser jogado entre 2 ou mais jogadores.

Cada Vareta Possui uma Pontuação Conforme sua Cor: As Amarelas Valem 5 Pontos, As Verdes 10 Pontos, Azuis 15 Pontos, Vermelhas 20 Pontos, e a Preta 50 Pontos. Jogo Pega Varetas Diversão garantida para toda a família!

Local: Onde se possa correr. Antes de começar o jogo, um participante deve ser designado como o “pegador” (“perseguidor”). O “pegador” fecha os olhos e conta até dez enquanto os outros jogadores se dispersam. A brincadeira começa quando o “pegador” corre atrás dos outros, que tentam evitar serem apanhados.

Ele tem como objetivos ajudar no desenvolvimento do raciocínio, na coordenação motora, na concentração e no convívio social. Os alunos perceberam que para ter êxito, nesta brincadeira, o participante precisa ter organização, planejamento, atenção e respeito às regras.

O Pega Varetas é um jogo onde se precisa de muita paciência, concentração, coordenação motora, agilidade e atenção, além de auxiliar no cálculo mental na hora de contar os pontos.

Ele contém 31 peças de varetas coloridas, onde cada cor representa uma pontuação. As amarelas valem 05 pontos, as verdes 10, as azuis 15, as vermelhas 20 e as pretas 50 pontos.

O que é o pega varetas? Olha, é um jogo bem antigo que começou a ser fabricado no Brasil em 1961 pela Estrela e até hoje faz bastante sucesso.

A vareta da válvula ou tucho, comanda o ciclo das válvulas do motor.

A brincadeira ganha nomes diferentes, como picula, trisca, manja e pira. Nessa brincadeira, a turma se divide entre pegador e fugitivos. É bastante comum também a variação em que o grupo se divide entre pegadores e fugitivos, já que quem é capturado tem que ajudar o pegador a "caçar" os outros participantes.

AULA 1: Pega- Pega
Esta brincadeira foi criada na Holanda em 1830 e logo se popularizou por todo o continente europeu. Ela pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores.

Pique em que o participante escolhido para ser o perseguidor esconde o rosto e inicia a contagem, enquanto os demais procuram lugares altos para se esconder. Aquele que não conseguir fica com o pique, passando a ser o perseguidor.

Segundo ele, o brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. Os jogos são educativos permitindo a aprendizagem de conceitos matemáticos e culturais de uma maneira geral.

Observa-se nesta curva evolutiva uma crescente simbolização acompanhada de estruturação mental.

Parece que uma descrição do jogo escrito por budistas aparece em V século aC. É, certamente, um jogo antigo, e sua simplicidade permitiu a se expandir em várias civilizações, com muitas variantes. No século XIX, e aparece na Europa sob o nome de varas.

O Pega Vareta White está marcado para acontecer no dia 16 de dezembro, no Classic Hall, que fica localizado na Av. Governador Magalhães, em Olinda.

Verificando o nível de óleo pela vareta
A cor ideal do óleo é amarelo-esverdeado, se estiver muito escuro indica que está na hora de trocar. Quando realizar esse último passo você deverá notar na ponta da vareta a marcação do nível máximo e mínimo de óleo, o ideal é que ele esteja no meio dessas duas marcações.

Em um carro com a quantidade correta de óleo, cujo motor está frio, o nível na vareta deve estar na metade da distância entre as duas marcas. No geral, a marcação mínima deve estar bem próxima à ponta da vareta. Se seu nível de óleo está abaixo dessa marcação, você precisará completa-lo.

Uma das razões mais frequentes que pode causar o vazamento do óleo do motor é o bujão – parafuso localizado no dreno do cárter – estar mal-fechado. Entre uma troca de óleo e outra, pode ocorrer do profissional responsável pelo serviço deixar esse bujão um pouco frouxo ou mesmo apertado demais.

Cada uma escolhe um campo e coloca a sua "bandeira" no centro da linha de fundo do campo adversário. O objetivo é recuperar a bandeira sem ser tocado. Quem for pego fica parado no lugar até que um colega de equipe se arrisque a salvá-lo.

Jeito de brincar
A primeira pessoa que for pega deve ficar parada, de pernas abertas. Ela está "congelada". Um dos outros participantes deve passar entre as pernas de quem está "congelado". Assim, ele será salvo.