Quantos países a rainha governa?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

Assim como os demais monarcas britânicos, a Rainha Elizabeth II, que morreu nesta quinta-feira, 8, aos 96 anos, era a chefe de Estado que representava mais territórios no mundo, com 15 nações sob tutela da coroa. Países como a própria Inglaterra e a Irlanda são possessões do Reino Unido.

Formado pela união política de quatro nações – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte –, o Reino Unido agrega muita história, arquitetura clássica, grandes centros modernos, além de paisagens naturais de tirar o fôlego.

Quem é o atual chefe de Estado na Inglaterra? Ou seja, na Inglaterra a chefia de Estado e a chefia de Governo não estão centradas na mesma pessoa. A rainha é a Chefe de Estado e o primeiro-ministro é o Chefe de Governo.

Marrocos, Jordânia, Omã, Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos e Bahrein também têm monarcas governantes. Mais longe, a pequena nação asiática de Brunei tem um sultão, enquanto o rei Mswati III governa a Suazilândia, na África. E há também um monarca que pode não vir à mente imediatamente: o Papa Francisco.

A Família Imperial do Brasil
Atualmente, o bisneto da Princesa Isabel, dom Luiz de Orleans e Bragança é o chefe da Casa Imperial do Brasil e primeiro na linha de sucessão do trono. Seguido dele está o príncipe imperial do Brasil, dom Bertrand de Orleans e Bragança, que completou 80 anos em dezembro do ano passado.

1) Família real da Arábia Saudita - US$ 1,4 trilhão
Ainda de acordo com o site, o rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, que governa desde 2015, tem um patrimônio estimado em US$ 18 bilhões.

Os reinos foram criados pelos Anglo-saxões depois de terem chegado a Inglaterra em 477, a convite do rei celta Vortigen. As sete regiões são Sussex, Wessex, Essex, Kent, Mercia, Anglia Oriental e Nortúmbria.

O Japão

O Japão é o país mais antigo do mundo, tendo sido formado em 660 a.C.

A bandeira do Reino Unido, também conhecida por Union Jack, tem o fundo azul com a cruz vermelha de São Jorge (patrono da Inglaterra) com bordas brancas, sobreposta a cruz vermelha, em diagonal, de São Patrício (patrono da Irlanda do Norte), esta por sua vez é sobreposta a cruz branca de Santo André (patrono da Escócia ...

No Reino Unido, o monarca é o chefe de Estado com um papel cerimonial e estritamente apolítico, cabendo-lhe nomear o primeiro-ministro indicado pelo Parlamento e assinar formalmente as leis aprovadas pelo Legislativo (desde 1708, o consentimento real nunca foi negado) e as nomeações oficiais.

A Rainha Elizabeth era a chefe de Estado do Reino Unido e de alguns países da Commonwealth (entre eles, a Austrália, o Canadá, a Jamaica e a Nova Zelândia). Porém, ela não possuia poderes executivos ou legislativos, essa parte fica com o Parlamento.

Papel do monarca
A rainha era, e agora o rei Charles III é chefe de Estado e chefe simbólico. Quem exerce o poder de governar, entretanto, é o chefe de governo, que, no caso do Reino Unido tem como líder o primeiro-ministro. O chefe de governo, em especial na Inglaterra, tem as mesmas atribuições do Poder Executivo.

O Monarca Britânico, atualmente Charles III do Reino Unido, é o chefe de Estado do Reino Unido. Ainda que tome parte do processo político, o monarca é a mais isolada instância do Poder Executivo no país.

É governado a partir da sua capital, Londres. O actual monarca e chefe de estado do Reino Unido é o Rei Carlos III do Reino Unido, que subiu ao trono em 2022, após a morte de sua mãe, a Rainha Elizabeth II do Reino Unido, no dia 8 de setembro do referido ano.