Quantos ossos tem o corpo humano bebê?

Perguntado por: bveiga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

O esqueleto humano é a formação óssea interna presente nas pessoas, cuja função é proteger órgãos vitais, dar suporte e movimentos. O esqueleto de um bebê tem cerca de 270 ossos, enquanto que um adulto possui cerca de 206. Assim, pode-se perceber que o esqueleto humano diminui quando a pessoa chega à fase adulta.

fêmur

A nossa coxa é formada pelo fêmur, que se destaca por ser o maior e também o osso mais forte do corpo humano. Esse osso corresponde a um terço do tamanho do indivíduo adulto. A patela é o osso que protege a parte anterior da articulação do joelho. A tíbia e fíbula formam os ossos da perna.

No total, cada mão possui 27 ossos, os quais são geralmente divididos em três grupos: os ossos do punho, os ossos da palma da mão e os dedos. O punho é formado por oito ossos. Já a palma da mão, por cinco ossos. Os dedos, por sua vez, por três ossos, com exceção do polegar, que é composto por dois ossos.

Esta região “mais macia” é chamada de moleira, mas seu nome científico é fontanela. Há duas fontanelas na cabecinha da criança, a primeira na região anterior e a segunda na parte de trás.

Segundo Tirapelli, o esqueleto humano é constituído por 206 ossos considerados constantes, mas o número pode variar de acordo com alguns aspectos, “principalmente a idade.

A parte do corpo que não tem ossos é a língua. A língua é completamente composta de músculos, composta por dois pares de quatro músculos que trabalham juntos.

Pesquisamos informações científicas sobre esta afirmação a seguir: bebês recém-nascidos têm mais ossos no corpo quando comparamos com os adultos. Sabia dessa? Entenda as curiosidades a seguir. De acordo com estudos científicos, são cerca de 70 ossos a mais do que os adultos.

Vértebras. As vértebras são os constituintes estruturais da coluna. Existem 33 vértebras no total: sete vértebras cervicais no pescoço, doze vértebras torácicas no tórax e cinco vértebras lombares na região lombar. Cinco vértebras sacrais e 3-5 vértebras coccígeas estão fundidas no sacro e cóccix, respetivamente.

O maior osso, nosso fêmur, na coxa, é bem mais difícil de ser fraturado do que, por exemplo, a clavícula – uma das fraturas mais comuns. Parte disso se deve aos músculos que estão ao redor do osso, que são capazes de protegê-lo e absorver impactos.

O osso lacrimal, o menor e mais frágil osso da face, está situado na porção anterior da parede medial da órbita. Ele tem duas superfícies e quatro bordas. Osso lacrimal em verde, dentro da órbita ocular.

O estribo é considerado o menor osso do corpo humano e encontra-se localizado na orelha média e exerce importante função na audição.

12 pares de costelas, com suas cartilagens costais. 12 vértebras torácicas e o osso esterno.

O primeiro passo para a gente entender sobre os ossos do pé é saber quantos ossos têm no pé (e como são divididos). Bem, são 26 ossos, sendo 7 ossos tarsais, 5 metatarsais e 14 falanges. O tarso é a porção proximal do pé, conhecido como retropé.

A cabeça é formada por 22 ossos sendo 8 do crânio (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) e 14 da face (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior).

18 meses

O especialista explica que a moleira facilita a passagem do bebê durante o parto normal. Depois do nascimento, o fechamento da fontanela acontece gradualmente, sendo que a posterior fecha até o segundo mês e a anterior, entre 9 e 18 meses.

Considerada a região mais frágil do bebê, a moleira exige cuidados especiais, isso porque a área está em desenvolvimento e, como já deve ter ouvido falar, ela fica aberta. A fontanela anterior não possui ossos e é por esse motivo que a região é mais delicada.