Quantos ossos tem o corpo de um bebê?

Perguntado por: aleiria . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

O esqueleto do adulto possui 206 ossos, porém, uma criança após o seu nascimento possui, em média, 270 ossos. Isso acontece porque, depois de algum tempo, muitos ossos fundem-se, formando apenas um.

Essa é uma curiosidade um pouco mais conhecida, mas não por isso menos interessante: o maior osso do corpo humano é o fêmur, também conhecido como o osso da coxa. Além disso, ele também é o mais resistente, podendo aguentar uma pressão de até 1.230 kg sem se ferir.

Esta região “mais macia” é chamada de moleira, mas seu nome científico é fontanela. Há duas fontanelas na cabecinha da criança, a primeira na região anterior e a segunda na parte de trás.

ouvido

É no ouvido que está localizado o menor osso do corpo humano. São seis ossos, sendo bigorna (2), martelo (2) e estribo (2). E é esse último o menor osso do corpo, medindo apenas 0,25 centímetros.

Talvez você esteja pensando que são os pulmões, intestinos ou até mesmo o cérebro, mas o maior órgão é a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção especial. Uma pele saudável precisa de cuidados e a pele de alguém que está doente, seja em casa ou no hospital, merece ainda mais cuidado.

Waxenbaum revela que bebês têm mais ossos que humanos adultos, que totalizam 206. "A maioria extrema de ossos em nosso corpo adulto não aparentam ser o que eram quando recém-nascido ou criança", conta. Recém-nascidos podem chegar a ter até mais de 300 ossos distintos, quase 100 a mais do que temos na vida adulta.

Osso lacrimal
Osso lacrimal em verde, dentro da órbita ocular.
Latimos lacrimale

O maior osso, nosso fêmur, na coxa, é bem mais difícil de ser fraturado do que, por exemplo, a clavícula – uma das fraturas mais comuns.

Isso acontece porque, depois de algum tempo, muitos ossos fundem-se, formando apenas um. O maior osso do esqueleto humano é o fêmur. Em pessoas de 1,80 m, o fêmur apresenta aproximadamente 50 cm.

A da frente leva mais tempo, podendo chegar a 18 meses até fechar totalmente. Muitas mães ficam assustadas quando a criança completa um ano e ainda está com a moleira frontal molinha. Nada de sofrimento, é uma situação normal! Basta manter os cuidados e aguardar pelo desenvolvimento normal do bebê.

As moleiras têm funções muito importantes. A primeira é permitir que a caixa craniana do bebê se contraia na hora do parto, para facilitar a passagem de sua cabeça pelo canal vaginal. Em razão disso, alguns recém-nascidos têm o crânio até um pouco mais “alongado” nos primeiros dias.

A moleira funda é exatamente o que o nome diz. A fontanela fica afundada em relação ao crânio. Se a criança se mantém ativa e bem, pode não ser nada. Porém, se ela estiver mais quieta do que o normal, pode significar alguns problemas: desidratação e desnutrição.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. Esses ossos são denominados ossos laminares.

Principais Músculos do Corpo Humano
O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos. Por sua vez, o músculo mais fraco são os das pálpebras, responsáveis pelo movimento dos olhos.

O pescoço é formado por 1 osso: hioide.

A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: O cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.

Nariz e orelhas nunca param de crescer. O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem.

Do tamanho de uma ervilha, o menor órgão é a glândula pineal, que tem entre 5 e 8 milímetros. Ela é responsável por liberar o hormônio que nos deixa com sono durante a noite.