Quantos ossos nós temos?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Segundo Tirapelli, o esqueleto humano é constituído por 206 ossos considerados constantes, mas o número pode variar de acordo com alguns aspectos, “principalmente a idade. O número de ossos diminui com a idade e, também, segundo critérios de contagem utilizados pelos anatomistas.”

Fêmur

Fêmur: osso mais longo do corpo humano. É responsável por formar a coxa. Patela: osso que forma o joelho. Tíbia: conhecida como osso da canela.

O esqueleto humano é constituído por 206 ossos em um indivíduo adulto. Podemos dividir esses ossos em duas porções, o chamado esqueleto axial e o esqueleto apendicular. O esqueleto axial forma o eixo do corpo e é formado pelos ossos do crânio e face, coluna vertebral, costelas, hipoide e esterno.

Osso lacrimal
Osso lacrimal em verde, dentro da órbita ocular.
Latimos lacrimale

fêmur

Essa é uma curiosidade um pouco mais conhecida, mas não por isso menos interessante: o maior osso do corpo humano é o fêmur, também conhecido como o osso da coxa. Além disso, ele também é o mais resistente, podendo aguentar uma pressão de até 1.230 kg sem se ferir.

Esta região “mais macia” é chamada de moleira, mas seu nome científico é fontanela. Há duas fontanelas na cabecinha da criança, a primeira na região anterior e a segunda na parte de trás.

Esse processo dura, em média, 16 anos para os meninos e 14 para as meninas, idades em que a cartilagem de crescimento se “fecha”, pois é totalmente substituída por osso, e o crescimento em si acaba. Porém, esse tempo pode variar.

"A maioria extrema de ossos em nosso corpo adulto não aparentam ser o que eram quando recém-nascido ou criança", conta. Recém-nascidos podem chegar a ter até mais de 300 ossos distintos, quase 100 a mais do que temos na vida adulta.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. Esses ossos são denominados ossos laminares.

Nomes dos ossos do ouvido
É no ouvido que está localizado o menor osso do corpo humano. São seis ossos, sendo bigorna (2), martelo (2) e estribo (2). E é esse último o menor osso do corpo, medindo apenas 0,25 centímetros.

Principais Músculos do Corpo Humano
O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos. Por sua vez, o músculo mais fraco são os das pálpebras, responsáveis pelo movimento dos olhos.

Um adulto tem 206 ossos, um recém-nascido tem aproximadamente 305. A explicação? O esqueleto de um bebé é praticamente constituído por cartilagem, com o crescimento essa cartilagem torna-se osso através de um processo chamado de ossificação. Os ossos fundem-se e formam um só osso.

osso hioide

O osso hioide (pré-AO 1990: osso hióide) (em latim Os Hyoideum) é um osso que fica na parte anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e à frente da porção cervical da coluna vertebral. Não está articulado com nenhum outro osso, apenas com músculos.
...

Os ossos desaparecem, completamente, depois de dois anos. Caso o cadáver seja enterrado, sua decomposição será mais lenta. Caso o corpo seja enterrado entre 60 cm e 1 m de profundidade, levará de 9 a 12 meses para se decompor. Os ossos sumirão depois de quatro anos.

Quanto aos locais, as fraturas de braço, antebraço, mão, pé e clavícula são as mais comuns, ao contrário dos ossos das pernas, que são mais resistentes e difíceis de serem quebrados.

O segredo do osso está na sua composição. Entram na receita sais de cálcio e fosfato, que dão rigidez, e colágeno, uma proteína que dá flexibilidade.

Apesar de ter tanta relevância para as nossas defesas, o baço é um órgão dos mais frágeis e pode sair danificado até com uma simples pancada.

fêmur

O maior osso do esqueleto humano é o fêmur.
Em pessoas de 1,80 m, o fêmur apresenta aproximadamente 50 cm. O menor osso do corpo humano é o estribo, localizado na orelha média.

O osso mais forte do esqueleto humano fica no crânio. É a mandíbula, chamada também de maxilar inferior. Único osso móvel do crânio, ela consegue suportar grandes níveis de estresse e se movimentar sem parar por toda a vida.

O osso é formado por um tecido esponjoso mais leve (trabecular), que é revestido por uma camada externa rígida conhecida como osso compacto (cortical). O exterior do osso é coberto pelo periósteo, uma camada de tecido fibroso.