Quantos orixás temos na cabeça?

Perguntado por: oviana7 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais. O primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de trás”, “segundo santo” ou “jutó”.

Mas devemos observar os dois tipos de Orí Mejí que encontramos dentro da liturgia das casas de candomblé, o Primeiro é quando uma pessoa tem dois orixás Iguais regendo a cabeça, mudando apenas a qualidade, exemplo: Oxaguian e Oxalufan; Odé Ibualama e Odé Inlé; Oxum Òpará e Oxum Yeye Pondá…, Ou seja, ter no Orí dois ...

Conhecendo os Orixás da Umbanda: Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxum, Iemanjá, Iansã.

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.

Quando uma pessoa é iniciada no candomblé (ritual equivalente ao batismo cristão), um orixá escolhe-a por afinidade e torna-se o seu guia, processo que é denominado feitura de santo. Cada pessoa passa a ter, a partir de então, o seu “orixá de cabeça”, aquele que acompanha e protege o fiel.

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Como descobrir meu Orixá de cabeça? Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.

Casa Branca do Engenho Velho.

A partir da criação da terra os Orixás primordiais passam a habitar o mundo, ter filhos e filhos, com romances, traições, intrigas e aventuras em meio aos humanos, aos animais e vegetais. Além disso, nessa criação primária cada Orixá é consagrado à uma força e/ou elemento da Natureza.

Essas cobranças são caracterizadas por infortúnios ou acontecimentos desastrosos que acometem a vida do sujeito, com o objetivo de deixá-lo ciente de que os acontecimentos são fruto de uma cobrança do Divino, o qual se mostra desgostoso pelo rumo que a vida do médium está seguindo, compondo uma forma de pedir o retorno ...

Considerado como o Orixá da Paz, da paciência, tudo que se refere à Oxalá é ligado a calma e a tranquilidade.

Oxalá – Orixá maior
Seu maior defeito é a teimosia.

No candomblé, as Orixás femininas homenageadas são Oxum, Iemanjá, Iansã (Oyá), Nanã, Obá e Ewá (Yewá).

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.

Além das pinturas, cada orixá exposto tem as suas características definidas. Ogum: orixá do trabalho, que protege os trabalhadores - o guerreiro. Oyá/Iansã: orixá dos ventos, das tempestades e dos trovões. Xangô: orixá da justiça, dos livros e da palavra.

Comida, vestimenta e dança são fundamentais para que as entidades se manifestem com harmonia e distribuam sua força aos devotos. As danças, em especial, são coreografadas com movimentos e sinais específicos, exprimindo a maneira de ser de cada divindade.

Exu, além destas características citadas acima é o orixá da sensualidade, da sedução e da sexualidade.

“Na Umbanda, um médium pode incorporar um 'santo', ou orixá, que é uma divindade africana, ou uma 'entidade', que é um ente que já viveu em nosso plano”, descreve. A música e a expressão corporal têm muito a ver com o culto umbandista.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

3 - É muito usado para os orixás "quentes", sanguineos, como Exu, Ogum e os Odés. Para alguns orixás, o dendê estimula, aquece, energiza. Para outros, que já são muito quentes, o dendê pode até apaziguar.

Continuar lendo Quais são os 3 orixás?