Quantos órgãos sensoriais os humanos possuem?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Em humanos, os principais órgãos do sistema sensorial são: pele, língua, nariz, ouvidos e olhos. Estes órgãos captam estímulos físicos ou químicos e os transformam em impulsos elétricos, que são transmitidos ao sistema nervoso central.

Os sentidos

  • Visão: O sistema visual inclui detectar e interpretar luz e imagem. ...
  • Audição: O sistema auditivo é capaz de reconhecer os sons emitidos pelo ambiente. ...
  • Olfato: É o sistema responsável pela captação e reconhecimento de odores. ...
  • Paladar: ...
  • Tato: ...
  • Vestibular: ...
  • Proprioceptivo:

Sistema sensorial: o que é, função e mais!

  • Audição.
  • Visão.
  • Tato.
  • Paladar.
  • Olfato.

Possuímos 7 sentidos: visão, audição, olfato, tato, paladar, equilíbrio e proprioceção. Todos estes sentidos são captados por milhares recetores no nosso corpo e interpretados pelo nosso cérebro, normalmente, de forma automática.

pele

A pele protege o nosso corpo do ambiente externo funcionando como se fosse uma capa à prova de água, resistente, flexível, ainda por cima, lavável! Além disso, é o maior órgão sensorial do nosso corpo: através dela detectamos o mais leve toque das patas de um inseto ao caloroso aperto de mão.

O corpo humano é formado por diversos sistemas, que atuam juntos para garantir o funcionamento adequado do organismo. Esses sistemas, que podem ser definidos como conjuntos de órgãos, apesar de estarem ligados, realizam atividades específicas. Podemos dizer que o corpo humano apresenta doze sistemas principais.

Os estímulos sensoriais são as ações ligadas a visão, gustação, olfação, equilíbrio e a audição. A canção de ninar, o balanço no colo, o sabor dos alimentos, a textura da pele dos pais, da roupinha, os pezinhos no chão, o vento na pele, a água no corpo e o tapinha nas costas são alguns exemplos mais comuns.

São eles os sistemas tátil, auditivo, visual, gustativo, olfativo, proprioceptivo e vestibular. O sistema tátil é responsável pela percepção de sensações como temperatura, dor, pressão, texturas, formas e tamanhos. Essas sensações são percebidas por terminações nervosas existentes na pele e interpretadas pelo cérebro.

Sexto sentido pode referir-se a: Percepção extrassensorial — chamada popularmente "sexto sentido" Intuição — conhecimento hipotético ou teórico alicerçado no pressentimento. Equilíbrio postural — ou senso da balança; sentido fisiológico comumente aceito além dos normalmente considerados "cinco sentidos"

Biologia. O sistema sensorial é composto pelos sentidos: visão, audição, olfato, paladar, tato com seus respectivos órgãos: olho, ouvido, nariz, língua e pele.

Órgãos e sentidos do sistema sensorial. Os órgãos sensoriais pele, língua, olhos, nariz e ouvido são responsáveis, respectivamente, pelos sentidos sensoriais tato, paladar, visão, olfato e audição.

As células sensoriais que são capazes de captar os estímulos do interior do nosso corpo são chamadas de:

  • quimiorreceptores.
  • fotorreceptores e quimiorreceptores.
  • exteroceptores.
  • mecanorreceptores.
  • proprioceptores e interoceptores.

Tradicionalmente, aceitamos que os seres humanos possuem cinco sentidos principais: visão, olfato, paladar, audição e tato.

Os estímulos dos sentidos ajudam na coordenação motora, pois são nas primeiras fases que as crianças estão desenvolvendo essas habilidades. As atividades ajudam a estimular os movimentos, para que os pequenos realizem tarefas simples, como segurar um lápis corretamente e fazer as curvas das letras.

O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central.

A sobrecarga sensorial acontece quando um estímulo intenso afeta a capacidade de enfrentamento do autista. Isso pode ser desencadeado por um único evento, como um ruído alto inesperado, ou pode aumentar com o tempo devido ao esforço necessário para lidar com as sensibilidades sensoriais na vida diária.

O Transtorno de Processamento Sensorial (TPS) se trata de uma condição em que, tanto o cérebro, quanto o sistema nervoso apresentam dificuldades para processar estímulos do ambiente e os sentidos.