Quantos olhos tem uma formiga?

Perguntado por: aduarte . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

A formiga tem dois olhos, cada olho é feito de muitos olhos menores. São chamados os olhos compostos. O abdômen da formiga contem dois estômagos. Um estômago prende o alimento e o segundo estômago é para que o alimento seja compartilhado com outras formigas.

Como para outras formigas, a visão não tem uma grande importância na vida desses insetos. Elas são cegas (ou praticamente cegas, dependendo da espécie) e se comunicam através de substâncias químicas chamadas feromônios, que servem para indicar o caminho para os insetos.

Resultado: Os insetos e outros animais pequenos veem o mundo em “câmera lenta”, por possuírem uma visão que reage aos estímulos de forma mais rápida do que humanos e outros animais maiores.

formigas

As formigas têm cinco narizes e cada nariz tem a sua função. É na Austrália que existe o maior número de espécies de formigas.

As formigas nunca dormem. Elas trabalham por turnos e, para poder descansar, apenas diminuem o seu metabolismo, entrando assim num estado de latência.

Pois bem, quem gera as larvas, conforme mencionamos anteriormente, são as rainhas. Assim, quando elas morrem e deixam de produzir “bebês”, o formigueiro — que, na verdade, funciona como uma maternidade — perde sua razão de existir e, em pouco tempo, as formigas se tornam desorganizadas e morrem.

Para evitar que o agente infeccioso se alastre por toda a colônia, as formigas carregam suas mortas para fora do formigueiro até uma distância segura. Geralmente, elas depositam todos os cadáveres no mesmo lugar, como se fosse um cemitério.

É o caso do polvo, que conta com dois corações braquiais de cada lado do corpo, responsáveis por oxigenar o sangue bombeando-o através dos vasos sanguíneos das brânquias, e o coração sistêmico, que fica localizado no centro do corpo e bombeia sangue oxigenado das brânquias para o resto do organismo.

O sal espalhado nas janelas ou portas também impede que a formigas entrem na sua casa. Formigas não gostam de sal. Isso serve como um repelente e inibe uma invasão. Você também pode ferver água com um pouco de sal e borrifar essa mistura diretamente em áreas e frestas que possam haver o surgimento de formigas.

A formiga. Este animal invertebrado é o inseto com maior massa cerebral. Tem uma grande capacidade de aprendizagem e um senso de ensino comum. Segundo um estudo da Universidade de Bristol, as formigas ensinam umas às outras o caminho que devem percorrer para encontrar comida.

De imediato veríamos o acúmulo de animais mortos no chão, perdendo-se parte da biodiversidade do planeta. Alem disso, as formigas são responsáveis pela dispersão de sementes, processo chamado de mirmecocoria, que leva as plantas a se estenderem pela natureza, o que é essencial para algumas espécies.

Elas não têm pulmões e nem sangue, mas sim um líquido incolor chamado hemolinfa, por onde circulam os nutrientes e não-gases como o oxigênio e Dióxido de Carbono. Não há nenhuma veia sanguínea. O coração é um tubo longo que jorra sangue incolor por todo o corpo.

Na maioria das colônias de formigas, há uma hierarquia bem simples: uma única formiga, a rainha, põe todos os ovos, e formigas operárias divididas em um sistema de castas cuidam do resto: procuram comida, cuidam dos filhotes, vão à guerra, e assim por diante.

Mas os “beijos” têm um nome científico e função bem explicada. Trata-se da trofalaxia, processo pelo qual as formigas transmitem comida regurgitada para alimentar umas às outras. A trofalaxia não é nova para a ciência, mas a comunicação através dela é algo que nunca havia sido notado.

O Sniffles tem uma característica peculiar: não tem nariz. Para além disso, tem os dentes tortos e às vezes bufa devido ao facto de não ter nariz.

O focinho de gato é gelado e úmido porque, assim como nos cachorros, é nele que acontece a troca de calor e controle térmico do corpo. Essa regulação é feita por meio de glândulas que ficam na ponta do focinho, que liberam uma secreção para reter o calor e, também, absorver melhor os cheiros.

O focinho gelado do cão, segundo os especialistas, é sinal de saúde. E o que mantém o focinho do cachorro sempre frio e molhado é o fato de que esses animais regulam a sua temperatura corporal, ou seja, o grau ou perda de calor do corpo, por meio da respiração.

Porém, não é possível dizer que não há animais que nunca dormem porque a maioria esmagadora das espécies nunca foi estudada”, afirma o neurofisiologista César Timo-Iaria, da Universidade de São Paulo (USP). Biólogos acreditam, no entanto, que alguns animais podem se manter continuamente despertos, como os tubarões.

Por isso, podemos ver formigas andando por aí às três horas da manhã. Mas isso não quer dizer que elas fiquem trabalhando dia e noite – as formigas também precisam de tempo para descansar. “A maioria dos animais busca alimento ativamente e repousa na hora de digerir o alimento”, conta Carlos.

As Formigas-fantasma são trabalhadoras e extremamente pequenas, de 1,3 a 1,5 mm de comprimento, e monomórficas (um único tamanho). Elas têm antenas com 12 segmentos com os segmentos espessando gradualmente para a ponta. Os escapos antenais ultrapassam a fronteira occipital.