Quantos números tem a Inscrição Estadual?

Perguntado por: apinhos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Formato: numérico Tamanho: 9 dígitos, sendo: - os dois primeiros correspondentes ao código do Estado(12); - os seis seguintes ao número de ordem no cadastro; - e o último dígito ao dígito de controle, calculado através do módulo 11.

A Inscrição Estadual (IE) é atribuida aos contribuintes paulistas de ICMS e permite ao estabelecimento a emissão de Notas Fiscais. O Cadesp (Cadastro de Contribuintes de ICMS do Estado de São Paulo) contempla os dados de todos os estabelecimentos que possuem IE.

A Inscrição Estadual ou IE, é um número (exemplo de um número de inscrição estadual de são paulo Ex: 388.108.598.269) que representa o registro formal de seu negócio (da sua empresa), no cadastro do ICMS, ou Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços, após este cadastro você passa a ter sua empresa ...

A inscrição antiga foi substituída pela Inscrição Estadual de Produtor Rural com 13 dígitos, padrão para os contribuintes mineiros, devendo ser informada normalmente no arquivo eletrônico.

1 - Acesse o site do SINTEGRA: http://www.sintegra.gov.br/ 2 - No Mapa do Brasil exibido, clique sobre o Estado (UF) onde a IE está cadastrada, ou na lista de Estados à direita: 3 - Será exibido uma página para consulta usando a CCE (IE), CNPJ ou CPF.

Por fim, a inscrição municipal é composta por 11 caracteres numéricos, sendo 6 algarismos de número básico, mais o dígito verificador do estabelecimento composto por 3 algarismos e o dígito verificador composto por 2 algarismos.

Você pode encontrar o número da Inscrição Estadual do MEI no site da Secretária da Fazenda do estado em que a empresa se encontra localizada através do número do CNPJ. Através da consulta, é possível encontrar informações sobre o estabelecimento e também imprimir o comprovante de Inscrição Estadual.

Entre as modalidades de empresas que devem ter Inscrição Estadual estão: Empresas que vendem mercadorias – seja presencialmente ou online; Prestadoras de serviço de transporte interestadual ou intermunicipal; Prestadoras de serviço de comunicação.

Mais do que isso, o CNPJ é o registro que regulamenta as atividades da sua empresa, sendo, portanto, fundamental que todo negócio tenha CNPJ. A Inscrição Estadual MEI, por sua vez, é exigida apenas de comércios que vendem produtos físicos, seja em loja física ou online, e realizam transporte intermunicipal.

CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, então, a palavra nacional já se diferencia do IE, que é a inscrição referente ao estado. Portanto, a não ser nos casos em que a empresa é isenta deste documento, é preciso ter tanto o CNPJ quanto a IE para estar devidamente regularizado.

A Inscrição Estadual (IE) é um número composto por 9 dígitos que formaliza quem comercializa produtos físicos e necessita emitir a Nota Fiscal de Venda ou de Produto (NF-e). A IE serve para o recolhimento do ICMS.

Independentemente do Estado, a IE sempre terá nove dígitos que significam:

  1. Os 2 primeiros números indicam o estado de cadastro;
  2. Os 6 números são os números de inscrição de cada empresa.
  3. O último dígito é o verificador ou dígito de controle.

As opções de preenchimento são:

  • Contribuinte de ICMS;
  • Não contribuinte de ICMS ou;
  • Contribuinte isento.

Acessar o SIARE e no Módulo Inscrição Estadual/Cadastro de Contribuinte clicar em "Emissão de Comprovante de Inscrição Estadual". O número da Inscrição Estadual será exibido; clicar no comando "Confirmar" e o comprovante será gerado para impressão.

A Inscrição Estadual (IE) é o que identifica uma empresa como um estabelecimento regular. Ela representa o registro da organização no cadastro do ICMS. Portanto, é através dessa inscrição que os negócios se tornam aptos a comercializar seus produtos ou serviços com repasse de mercadorias.

Basta acessar o aplicativo intitulado “Consulta pública”, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), por intermédio do Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (SINTEGRA).

A Inscrição Estadual do MEI nada mais é que uma “identidade para o MEI” composta por uma serie de 9 números que fazem com que sua empresa faça parte do cadastro de contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).