Quantos neurônios morrem com um copo de cerveja?

Perguntado por: amarques . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

O álcool faz mal a muitos órgãos, sobretudo ao fígado, mas não mata neurónios.

A bebida alcoólica pode provocar diversos efeitos além da euforia, prazer e excitação. O excesso de álcool no cérebro leva a efeitos psíquicos como redução da concentração, da atenção, da memória recente e da capacidade de julgamento.

É importante destacar os malefícios da cerveja como o aumento do risco de doenças cardiovasculares, problemas hepáticos e além de que a cerveja faz mal para o fígado. Outros problemas que podem causar a saúde: Estresse (eleva o nível de cortisol do organismo);

O álcool e as drogas matam os neurônios e alteram a plasticidade sináptica. E o tabaco, a poluição e qualquer elemento que afete negativamente o sistema nervoso. E também a falta de exercício mental e a solidão. Por que os neurônios também morrem por inatividade.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas mata mais rápido do que o fumo. É o que sugerem investigadores da University Medicine Greifswald, na Alemanha. O estudo revela ainda que o álcool é especialmente perigoso para as mulheres e que os alcoólicos morrem cerca de 20 anos mais cedo, em média, do que a população geral.

Uma cerveja por dia é o ideal para aproveitar tudo de bom que ela pode te oferecer. Conte com a Cervejaria Providência para prevenir diabetes, proteger o cérebro e deixar seus ossos e rins saudáveis. De quebra, você ainda aumenta sua imunidade!

Tomar uma cerveja do tipo lager por dia faz bem para a saúde. De acordo com um estudo publicado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry, o hábito aumenta o número de bactérias boas no intestino, o que poderia reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Algumas pessoas têm um componente bioquímico no cérebro que faz com que o álcool afete mais fortemente a atividade cerebral em áreas ligadas ao autodomínio, atenção e memória de trabalho. Com isso, elas ficam mais propensas a perder a memória quando bebem – e nem precisa ser uma bebedeira daqueeeelas.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que mulheres não bebam mais do que uma lata de cerveja por dia (350 ml) e que homens limitem-se a duas latinhas (cerca de 700 ml). Para além desse consumo, a bebida pode representar risco para o corpo humano.

Veja a seguir 10 danos que o uso nocivo de álcool pode trazer para a saúde, como doenças do fígado, problemas gastrointestinais, pancreatite, neuropatias periféricas, problemas cardiovasculares, prejuízos cerebrais, imunológicos, anemias, osteoporose e câncer.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Dois copos de cerveja ou duas taças de vinho diárias, segundo a pesquisa, crescem em 18% as chances de uma vida mais longa. Já o café diário aumenta em 10% as probabilidades contra quem não toma.

Se alguma vez você já se questionou o que seria mais prejudicial à saúde nesses casos, ingerir o álcool em pequenas doses ao longo dos dias ou concentrar uma maior quantidade no sábado ou domingo, a resposta para essa dúvida é: nenhum dos dois.

A técnica, chamada de "2Phatal", usa marcadores fluorescentes para destacar como as células se comunicam e removem os neurônios mortos em tempo real.

Por muito tempo, a ciência acreditou que não era possível desenvolver novas células cerebrais depois que atingíssemos a idade adulta. Mas hoje as pesquisas estão provando que, diferente do que pensávamos, é possível criar neurônios.

Pesquisa da Universidade de Madri, na Espanha, publicada na revista Nature Medicine, aponta que o ser humano continua a produzir novas células cerebrais até mesmo em idade avançada. Os cientistas detectaram que o cérebro de pessoas com 97 anos de idade continua a produzir neurônios.

O álcool deprime o córtex cerebral, a camada externa enrugada e dobrada do cérebro que controla a linguagem e o pensamento, nublando seu julgamento e pensamento. Você também pode ter dificuldade em ver ou ouvir coisas e tornar-se menos sensível à dor.

A overdose alcoólica ocorre quando há tanto álcool na corrente sanguínea que as regiões do cérebro que controlam as funções básicas de suporte à vida (como respiração, frequência cardíaca e controle de temperatura) começam a ser desativadas.

O álcool é considerado uma droga depressora, porque causa diminuição nas atividades do Sistema Nervoso Central (SNC).

Cerveja engorda mais que refrigerante? Não! Se consumida com moderação, a cerveja é muito mais saudável que o refrigerante. O refrigerante é uma bebida altamente calórica, possuindo o equivalente a 140 calorias e cerca de 37 gramas de carboidratos em uma latinha de 350 ml.